Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/21 às 13:24

Golpes no Instagram: conheça os mais comuns e saiba como evitá-los

São Paulo, 20 de setembro de 2021 -  Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram é uma das quatro redes sociais mais populares do mundo. No entanto, esses números também atraem cibercriminosos, que veem essa quantidade de usuários como potenciais alvos de ataque. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, descreve alguns dos modelos de golpes mais comuns que podem ser encontrados nesta rede social:

“Para evitar ser vítima de phishing, a ESET aconselha prestar atenção a certos elementos que muitas vezes dão uma pista de que pode ser uma mensagem falsa, como erros gramaticais ou o uso de saudações genéricas em vez de personalizadas. Outro item a considerar é o endereço de e-mail do remetente; se não estiver relacionado a um endereço de e-mail oficial, provavelmente é um golpe”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

“A maneira mais rápida de verificar se você foi contatado por uma conta clonada é entrar em contato com essa pessoa por um método alternativo, como uma ligação telefônica. Para manter suas próprias contas seguras, é recomendado definir seu perfil como privado, bem como definir certos limites para quem você permite te seguir”, adiciona o especialista da ESET.

Ser verificado também significa, basicamente, que você tem um grande público e que tem alguma influência na comunidade. Isso também abre as portas para várias oportunidades de acordos de patrocínio com marcas. A conveniência dessa cobiçada marca de verificação é exatamente o que os golpistas estão apostando. O golpe é simples: entram em contato com o usuário, geralmente por mensagem direta, oferecendo a verificação por uma taxa. No entanto, se você pagar, a única coisa que será verificada é o fato de que você foi vítima de um golpe.

A ESET recomenda realizar uma pesquisa no Google, procurando avaliações sobre os fornecedores e os produtos que eles oferecem e ver se surge algo que levante suspeitas. É altamente improvável que você encontre algo diretamente em seu site, pois eles podem moderar os comentários. Também é recomendável que você esteja atento para comentários falsos. Muitas vezes, eles estão repletos de erros ortográficos e provavelmente descreverão a empresa e seus produtos com termos superlativos.

“As redes sociais tentam moderar suas plataformas e mantê-las o mais limpas possível, no entanto, ainda é difícil reprimir os golpistas que estão determinados a enganar as vítimas em busca de dados confidenciais e seu dinheiro. O que podemos destacar como positivo sobre este cenário é que todas essas fraudes podem ser detectadas a um quilômetro de distância apenas mantendo uma dose saudável de dúvida e permanecendo alerta. Portanto, o melhor conselho é aquele que se repetiu inúmeras vezes: não confie cegamente e verifique sempre. Além disso, é importante contar com uma solução de segurança nos dispositivos e manter os sistemas atualizados”, finaliza Gutiérrez.

Para saber mais sobre segurança de computador, entre no portal de notícias da ESET: https://www.welivesecurity.com/br/ 


Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.
Imprimir