Imprimir

Imprimir Notícia

18/09/21 às 10:32 | Atualizada: 18/09/21 às 10:38

Projeto incentiva jovens a praticarem ciclismo para competição

Dizem que quem aprende a andar de bicicleta jamais esquece. Porém, nem todo mundo tem oportunidade de pedalar ou de ter a sua própria bike. Para estimular a prática esportiva, o ciclista Clemilson Reginaldo Ramires, 30 anos, criou o projeto Jovens Talentos Ciclistas de Cuiabá. Participam 12 jovens de 14 a 18 anos de famílias em vulnerabilidade social que treinam de terça a domingo em trajetos que têm, em média, 60 quilômetros.

“Demos o em fevereiro e atendemos garotos da região da Morada da Serra, Jardim Imperial e Umuarama. Eles são de famílias bem simples”, explica Ramires, que é dono da Adrenalina Esporte Bike. “Eles precisam estar estudando, tirar boas notas, não podem desobedecer aos pais e não podem faltar aos treinos sem justificativa”, complementa.

A iniciativa conta com o patrocínio da Clínica Oncolog, para aquisição de capacetes, luvas, sapatilhas, bicicletas e até mesmo café da manhã, uma vez que os treinos são realizados das 05h às 09h. “Nosso intuito é incentivar esses meninos a terem uma vida mais saudável com a prática desse esporte que é excelente para emagrecer, regula a pressão arterial e a glicemia no sangue”, explica o oncologista André Crepaldi, que também é ciclista.

Neste mês, os 12 irão participar dos Jogos Escolares e o patrocínio também irá contribuir para as despesas das viagens. Com as competições os jovens podem conseguir a Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso, que custeia os esportistas mais bem colocados no estado.

“Eles estão bem cotados a conseguir uma bolsa. São meninos muito bons, tanto que acompanho junto com os pais deles na escola o rendimento. Por conta disso, vamos buscar aumentar o número de participantes e chegar até 30 até o final deste ano”, finaliza Clemilson que pretende expandir o projeto.

Ciclismo

Andar de bike é um dos esportes mais completos que existe, já que tem baixo impacto nas articulações e é excelente para auxiliar no emagrecimento, redução do colesterol, controlar a glicemia no sangue e a pressão arterial.

Além disso, por geralmente ser praticado em grupos, permite uma melhor convivência social além da possibilidade de conhecer novos lugares dentro ou fora da cidade.

No entanto, quem deseja praticar o ciclismo precisa estar atento a alguns detalhes básicos, como escolher um modelo de bicicleta mais simples e mais barato para começar. Sempre usar roupas adequadas e usar todos os itens de segurança, principalmente o capacete. A alimentação precisa ser equilibrada e a hidratação constante, mesmo durante os percursos.

Respeite seu limite e procure participar de um grupo de bike e peça orientação aos mais experientes.
Imprimir