Imprimir

Imprimir Notícia

28/08/21 às 13:37

Em ação de garantia dos Direitos Humanos, a PRF auxilia família de venezuelanos, em Cuiabá

A venezuelana chegou em Cuiabá/MT, com seus dois filhos, um de seis e outro de dois anos, ambos para investigação diagnóstica e tratamento cirúrgico. O pai das crianças reside em Chapecó/SC. Em busca de atendimento médico e resolução definitiva do problema de seus filhos, a mãe foi à unidade hospitalar do Hospital Universitário Júlio Muller, sendo acolhida em todo o processo pela equipe.

Após as duas crianças serem submetidas a cirurgia, e já em condições de retorno para seu domicílio, a mãe, que trabalhou como diarista em Sapezal/MT para auxiliar nas despesas, e que devido a tantas internações, perdeu o emprego e as condições de se manter com dignidade, pois não tinha parente e nem conhecidos aqui no Mato Grosso.

Chegando no momento da alta dos garotos, o serviço social do hospital verificou que a mãe não tinha condições de se manter e nem de manter os seus filhos, muito menos de retornar para sua cidade. Verificando também a estrutura de documentos da família para que eles se organizassem em uma casa de apoio, o serviço social identificou que o "refúgio" - documento que legitima as crianças no Brasil - estava vencido.

Neste momento, iniciou-se uma busca de apoio, numa rede de amigos, para vencer as etapas e auxiliar a família na ida para Chapecó/SC para que o pai pudesse acolhê-los em um lugar seguro, tendo em vista que este possui trabalho fixo em uma cooperativa de alimentos.

A Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, juntamente com a empresa de ônibus Eucatur, Dr. Renan - Defensor Público da União - alguns amigos e parceiros do Hospital Universitário Júlio Muller, Polícia Federal e SEDUC, mobilizaram-se para comprar as passagens de Cuiabá a Cascavel/PR e desta para Chapecó/SC.

Era preciso garantir dignidade à família, através de doação de roupas, cobertas e alimentos para que tivessem segurança e conforto nesses três dias de estrada e chegar com segurança no seu destino.

Na última quinta-feira, 26/08, uma equipe da PRF também auxiliou no deslocamento, entre o hospital e a rodoviária de Cuiabá/MT, no embarque da família.
Imprimir