Imprimir

Imprimir Notícia

27/08/21 às 09:42

Como é o processo seletivo para pós-graduação?

Com um mercado cada vez mais competitivo e exigindo o melhor de cada profissional, a pós-graduação online pode ser ideal.

Uma dúvida comum é como funciona o processo seletivo para começar um curso de especialização, já que varia em cada instituição e pode não parecer com o tradicional vestibular.

É importante entender que existem alguns tipos de especialização e cada um vai exigir habilidades específicas para ingressar. De qualquer forma, ainda é necessário algum tipo de prova ou comprovação para ingressar em uma pós, seja presencial, híbrido ou pós-graduação a distância.

Hoje, a pós-graduação EAD é uma excelente opção para os profissionais que precisam de flexibilidade e querem estudar de qualquer lugar. Por isso, o processo nesses casos pode ser 100% digital.


Como funciona o processo seletivo da pós-graduação?

Primeiro é preciso ter certeza de que está apto a ingressar em uma pós. É exigência do Ministério da Educação (MEC) que o aluno tenha completado sua graduação e apresente um diploma ou um certificado.

Sobre a especialização ou MBA, que são lato sensu, é comum que a instituição aceite o aluno saído da pós-graduação apenas através da realização de uma matrícula. Como existem diversos cursos, como pós-graduação em Libras, com enfoques e cargas horárias que variam, nesses casos apenas o interesse do aluno é necessário.

É claro que é esperado que pós-graduações bem específicas como pós-graduação em neuropsicopedagogia EAD sejam cursadas por profissionais formados na área e assim por diante.

Em universidades públicas, por exemplo, pode acontecer uma etapa de análise curricular para entender qual foi o curso de graduação e atividades extras, apresentação de projetos, a experiência profissional e tudo aquilo que o fará adequado para o curso.


Como é o processo seletivo para pós-graduação stricto sensu?

Pensando agora em stricto sensu, a pós-graduação acadêmica, algumas exigências devem existir para garantir o sucesso do programa. Nesses casos acontecem também a análise curricular tanto acadêmica quanto profissional do candidato, às vezes em entrevistas. Por isso, a pós-graduação EAD pode ser uma opção.

Acontece a aplicação de uma prova e também é necessária para comprovar a adequação do aluno nos programas de mestrado e doutorado com a apresentação de seu projeto de pesquisa ou tese com enfoques que tenham relevância.


Qual a carga horária de uma pós-graduação?

A resposta mais rápida e abrangente é que os cursos variam de carga horária, porém é possível ter uma ideia. Alguns cursos como os de pós-graduação em educação especial EAD podem ter mais de 700 horas, o que equivale a aproximadamente um ano de estudos.

Também existem especializações e cursos de capacitação por volta de 400 horas de duração, como alguns cursos da pós-graduação EAD em Marketing. Toda a metodologia e formatos são pensados justamente nos alunos que têm uma vida corrida e buscam qualificação e conteúdos direto ao ponto que vão impulsionar suas carreiras.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe! Continue explorando mais sobre educação e cursos.
Imprimir