Imprimir

Imprimir Notícia

26/08/21 às 20:11

O granito na construção civil

O granito apresenta uma grande elegância e enorme resistência, abrindo um leque de possibilidades para seu uso na construção civil. Ele pode ser instalado em, praticamente, todos os ambientes, sejam áreas internas ou externas. Não à toa, figura há muito tempo entre as mais soluções mais tradicionais e empregadas em acabamentos. Ademais, é muito procurado em loja de marmoraria em São Paulo.

A junção da estética com a durabilidade do granito são pontos que tornam a pedra uma alternativa excelente. Tanto para ornamentação, como para revestimento de edificações. O material modernizou-se com tempo e é bastante implantado em pisos, paredes, fachadas, pias, mesas e balcões.


Como e onde usar o granito?

Comprar mármores ou granitos? Mármores e granitos são pedras muito versáteis. Em uma casa, é comum o granito aparecer em paredes, bancadas, escadas e pisos. Portanto, é possível usá-lo tanto para revestimentos verticais quanto em pisos. Sua fixação demanda argamassas e rejuntamento, com reforço de pinos metálicos.

O granito é a famosa pedra “coringa”, pois pode se encaixar tranquilamente em variados ambientes e projetos. Lavatórios de cozinha, por exemplo, é um ótimo lugar para utilizá-lo, visto sua grande resistência. O elemento suporta até as mudanças climáticas.


Granito: uma solução para a cozinha

As pias compostas por granito são partes de muitas construções espalhadas pelo país. Isso é justificado, também, por sua resistência e proteção contra produtos normalmente utilizados na limpeza das cozinhas.

Comprar granitos e fazer uma instalação para cozinha passa pelo dimensionamento das peças componentes. É necessário que seja feito um bom acabamento de bordas, com argamassas adequadas e junção de cubas. Quando ocorrem problemas, como rachaduras, pode ser feita a manutenção apenas do trecho danificado ou da pia inteira.

Para conservar a pedra, não há segredo. É indicada a limpeza regular, com pano úmido, sem excesso de água ou outro produto. Nesse caso, detergente neutro ou sabão puro diluído em água são boas opções.


Característica da pedra

O granito é uma rocha magmática, portanto, sua resistência suporta os diferentes efeitos e ações do tempo. Por esse motivo e pelos benefícios já citados, a pedra é muito requisitada e amplamente recomendada aos profissionais da construção civil. Seja para uma casa ou estabelecimento. Principalmente para aqueles que necessitam de materiais para áreas externas e com alto tráfego.

Além disso, o elemento possui um baixo índice de absorção de líquido. Somada a alta resistência aos impactos e riscos, a característica acaba fazendo do granito uma perfeita opção para lavatórios, balcões e pias. O material está no nível 7 da Escala Mohs, que mede o grau de dureza dos materiais.

Por fim, concluímos que o granito é um material que apresenta uma beleza rara e é muito versátil. Ele possui diferentes possibilidades de usos, devido à sua variedade, boa resistência e aparência. Vale a pena considerar os diversos tipos de granito para uma construção civil e encontrar uma marmoraria em SP para analisar os modelos.
Imprimir