Imprimir

Imprimir Notícia

23/08/21 às 09:07

Escolas Tiradentes participam de 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências com 372 alunos

Estão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências 372 alunos das Escolas Militares Tiradentes do Estado. O resultado foi divulgado no dia 17 de agosto com a publicação da lista dos classificados no portal da entidade.

Participaram da primeira fase da competição quatro instituições militares, sendo as unidades de Cuiabá com 700 alunos, Rondonópolis, 548 alunos, Nova Mutum, 605 alunos e Confresa, 400 alunos. Dos classificados para a 2ª fase, em Cuiabá - 197 alunos, Rondonópolis - 123, Nova Mutum - 27 e Confresa - 25 alunos.  As provas foram realizadas no inicio do mês (05 e 06.08), com questões objetivas de astronomia, biologia, química, física e história. 

Destaque para a atual campeã na competição no Estado, a Escolar Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva de Rondonópolis.

Segundo o coordenador das Escolas Militares Tiradentes, tenente-coronel André Wilian Dorileo, é tradição entre as instituições  a aferição dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, tanto que outras unidades participam de outras competições como a Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada Brasileira de Matemática, por exemplo, bem como se dedicam a Prova Brasil que fundamenta o calculo da média para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – (IDEB).

“É imprescindível o envolvimento dos nossos oficiais diretores perante a comunidade escolar, professores, alunos e corpo técnico visando o engajamento e participação nas mais diversas formas de avaliação do conhecimento, tendo em vista que um dos princípios defendidos nas escolas militares Tiradentes é a meritocracia, então, trabalhamos o despertar para a melhoria constante dos resultados de cada aluno desde o seu ingresso”, destaca o coordenador.

A data da prova da segunda fase é 03 de setembro com questões subjetivas. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 29 de setembro e a solenidade da premiação para 27 de outubro.

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física, a Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta do convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do ensino médio e do 6ª a 9º ano do ensino fundamental.
Imprimir