Imprimir

Imprimir Notícia

20/08/21 às 20:12 | Atualizada: 20/08/21 às 20:18

Corpo de Bombeiros utiliza três aeronaves para controlar incêndio em Chapada dos Guimarães

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) estão atuando para apagar um incêndio de grandes proporções, que teve início no final da tarde desta quinta-feira (19.08), em Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal, em Chapadas dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Três aeronaves Air Tractor estão operando e realizando vários lançamentos d’água para apagar o fogo.

Segundo o plano de ação do CBM, novas equipes foram enviadas nesta sexta-feira (20.08) para fortalecer o combate; 45 militares estão trabalhando para controlar as chamas. Um ponto de apoio foi estruturado no Aeroporto Bom Futuro para o abastecimento dos aviões e outro na pista do 2° Pelotão Independente, no município de Santo Antônio de Leverger. Além disso, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) entrou em ação para realizar o reconhecimento das áreas com maior incidência de fogo e colocar militares em pontos estratégicos onde o acesso é inviável pela terra.

O reflexo deste incêndio pode ser percebido durante o período da manhã em Cuiabá. O céu da Capital foi tomado por uma cortina de fumaça vinda dos incêndios em Chapada dos Guimarães, que ainda permanece presente nesta tarde.

Com a baixa umidade do ar e vento forte, que dificultam o trabalho de combate, o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, neste momento a prioridade é apagar as chamas.

Nesta ação de combate, o CBMMT conta com apoio de 36 brigadistas e duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outra equipe com 8 brigadistas da Defesa Civil, condutores de caminhão pipa e piloto de motocross, totalizando 101 militares e civis na força-tarefa.
Imprimir