Imprimir

Imprimir Notícia

14/08/21 às 11:17 | Atualizada: 14/08/21 às 11:28

Iris completa uma semana internado em UTI após cirurgia por causa de AVC

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende completou uma semana, nesta sexta-feira (13), internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da capital após uma cirurgia por causa de um acidente vascular cerebral (AVC).
 
Conforme boletim divulgado nesta tarde, o estado de saúde geral dele é considerado grave, mas estável e evolui gradativamente. Ele continua em respiração espontânea e sem previsão de alta.
 
O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça, que durou cerca de quatro horas. A equipe médica que o acompanha avaliou que a cirurgia foi bem-sucedida, mas ele teve de ser intubado.
 
Na última terça-feira (10), ele foi extubado e reconheceu as filhas quando elas entraram na UTI. Ana Paula Rezende disse em entrevista coletiva que o pai estava acordado, mas confuso por causa da sedação.
 
"Ele nos reconheceu, pediu água, pediu para ir embora e isso nos deixou aliviadas. Ele respira sem ajuda de equipamentos e também está com os movimentos perfeitos. Nos deu uma alegria muito grande", contou a filha.
 
Carreira
 
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
 
O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Iris Rezende Machado começou a carreira em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
 
Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.
 
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
 
Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
 
Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Instagram
Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Instagram
Imprimir