Imprimir

Imprimir Notícia

12/08/21 às 09:51

Advogados aprovam atendimento do Balcão Virtual da Primeira Instância

A advogada Ana Paula Castel, moradora de Curitiba (PR), aprovou o atendimento recebido ao usar pela primeira vez o Balcão Virtual da Primeira Instância na Comarca de Nova Ubiratã. Ela avalia que o atendimento on-line facilitou seu trabalho. “Estou em Curitiba e meu cliente tem alguns processos no Estado de Mato Grosso. O Balcão Virtual auxilia na comunicação e também na redução de custos, já que não preciso viajar ou constituiu procurador aí”, cita.

“Já havia usado o Balcão Virtual em Sorriso e Comodoro também. Todas as vezes que utilizei fui muito bem atendida. A plataforma é de fácil acesso e rápida. Alguns colegas ainda preferem o atendimento presencial. Mas eu não vejo diferença, aliás, só vejo vantagem”, elogia Ana Paula.

O Balcão Virtual já funcionava no Segundo Grau e em 12 unidades judiciais da Primeira Instância integrantes do projeto piloto e em julho o serviço foi expandido para 100% das Comarcas. Integrante da chamada Justiça 4.0, a ferramenta permite o acesso imediato às secretarias das unidades, sem necessidade de agendamento prévio, da mesma forma como ocorreria em um balcão físico.

O Poder Judiciário investiu em links dedicados para cada uma das Comarcas, dessa forma garante uma internet estável para proceder o atendimento do Balcão Virtual.

O advogado Álvaro Oliveira usou a ferramenta para acompanhar os processos de seus clientes na Vara Única de Poconé, que implementou a inovação em março deste ano, no projeto piloto e também aprovou o atendimento remoto. “Foi uma experiência ótima. Fiquei muito satisfeito. O contato é melhor que por telefone. Pelo Balcão Virtual temos o contato visual, facilita muito”, comenta. “Gostei tanto que indiquei para colegas fazerem o uso e vou continuar utilizando”, avisa.

A criação do Balcão Virtual foi aprovada durante a 324ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça e normatizada pela Resolução CNJ 372/2021. A ferramenta foi implantada no Segundo Grau em fevereiro deste ano e regulamentada pela Portaria n. 231/2021-pres.

No mês seguinte, março de 2021, o serviço começou a funcionar de forma experimental nas cinco varas especializada de Família e Sucessões de Cuiabá, no Primeiro, Segundo e Sexto Juizados Especial Cível de Cuiabá (localizados no Anexo Maruanã), nas Turmas Recursais e também na Vara Única das comarcas de Poconé, Apiacás e Santo Antônio do Leverger. E agora o serviço está em pleno funcionamento em 100% das Comarcas.

Conheça o hotsite do Balcão Virtual AQUI https://balcaovirtual.tjmt.jus.br/
Imprimir