Imprimir

Imprimir Notícia

03/08/21 às 14:06 | Atualizada: 03/08/21 às 18:42

Região do Araguaia - Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Mato Grosso ativam Base Aérea de combate a incêndios florestais em Água Boa

O Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil ativaram, nesta segunda-feira (02.08), uma Base Aérea de combate aos incêndios florestais no município de Água Boa, distante a 730 km de Cuiabá. A unidade será um ponto de apoio estratégico para as equipes que atuam em solo, e para o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) que utilizam aeronaves para extinguir os incêndios de grandes proporções.

“A ativação desta base aqui, no município de Água Boa, vai facilitar o nosso trabalho e diminuir o tempo resposta para o atendimento no combate aos incêndios florestais, integrando as equipes, caso algum grande incêndio aconteça nesta região, que é distante de outras Bases do CBMMT”, destacou o Cel BM Agnaldo Pereira, Diretor Operacional do Corpo de Bombeiros Militar.

Para a fase resposta da Temporada de Incêndios Florestais e desmatamento ilegal, o Governo de Mato Grosso disponibilizou R$ 73 milhões com investimentos em equipamentos, viaturas e helicóptero para diversas ações de combate e proteção dos biomas mato-grossense.   

Em julho, duas Bases Aéreas foram ativadas para reforçar as ações de combate aos incêndios durante o período mais críticos da estiagem. A primeira na cidade de Santo Antônio de Leverger, para atuação no Pantanal. A segunda no município de Sorriso, para realização de combate às chamas no bioma amazônico. 

Essa importante ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais agências que trabalham de forma integrada para conter e evitar degradações ambientais causadas pelos incêndios em Mato Grosso. Essa execução faz parte do Plano de Operações à Temporada de Incêndios Florestais (POTIF-2021).

Também estiveram presentes na solenidade o Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, Comandante do Grupamento de Aviação Bombeiro Militar (GavBM), a Ten Cel BM Jusciery Rodrigues Marques, Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o Ten Cel BM Marco Aurélio Aires, Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), o Prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, o deputado estadual, Dr. Eugênio, o Juiz de Direito Jean Paulo Rufino, o Promotor de justiça Luis Alexandre Lentisco, o Ten Cel PM Gyancarlos Paglyneari Cabelho,Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Vereador Luis Cesar e demais vereadores, representantes do Conseg, dentre outros convidados.
 

  Imprimir