Imprimir

Imprimir Notícia

15/07/21 às 19:56 | Atualizada: 15/07/21 às 20:15

Grupo Mantiqueira lança seu primeiro relatório de sustentabilidade



O Grupo Mantiqueira divulgou (29/06) seu Relatório de Sustentabilidade, o primeiro do grupo apresentando sua visão estratégica, ações e metas do desempenho Ambiental, Social e de Governança Corporativa (ESG). Inspirado nas diretrizes propostas pela Global Reporting Initiative (GRI) – a edição apresenta informações sobre a gestão e as práticas relativas ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020.
 
A Matriz de Materialidade e a Plataforma ESG foram construídas com a participação de stakeholders como funcionários, comunidades, governos, ONGs, clientes, parceiros e outros. Com os temas considerados prioritários para a empresa nos próximos anos, o documento traz ainda as unidades do negócio, as operações, modelo de gestão e os principais números de 2020.
 
O relatório destaca três eixos fundamentais para o negócio: entrega sustentável, práticas e processos produtivos, impulso à prosperidade (em harmonia com a natureza) e a conexão com o futuro, se antecipando a novas formas de produzir, consumir e se relacionar, para o bem das gerações futuras. A empresa desdobrou cada um dos pilares em 10 principais objetivos. Ética e integridade, bem-estar animal, respeito ao meio ambiente, zelo pelos clientes e consumidores, solidez no negócio, geração de emprego e renda, engajamento comunitário, cuidado com o time, inovação e parcerias estratégicas.
 
O Grupo Mantiqueira em números
 
O relatório também traz os principais números do Grupo Mantiqueira em 2020 com 21 unidades operacionais. Na avicultura de postura, são quatro granjas em operação, que somam 11,4 milhões de aves e produzem 2,7 bilhões de ovos, através de processos 100% automatizados, garantindo elevados níveis de qualidade e segurança sanitária. Em Primavera do Leste (MT) são 6,3 milhões de aves, em Itanhandu e Passa Quatro, 3,2 milhões e 1,4 milhões de aves, respectivamente, além de Cabrália Paulista (SP) com 500 mil aves livres de gaiola. Também estão em construção duas novas unidades para galinhas livres: uma em Lorena (SP) para um milhão de aves e outra em Campanha (MG) para 500 mil aves.
 
Em 2020, o grupo inaugurou uma fábrica de processamento de ovos, em Uberlândia (MG), com capacidade para processar 450 toneladas.
 
O Grupo Mantiqueira ainda detalhou o processo de produzir, a partir do esterco das galinhas, 140 mil toneladas de fertilizante orgânico. Além da produção de milho e soja para alimentação das aves, chegando a 256 mil sacas de milho e 180 mil sacas de soja produzidas.
 
Pecuária de também é uma das áreas do Grupo, que contabilizou 41 mil cabeças de gado confinadas e 58 mil cabeças de gado engordadas.
 
Compromisso voluntário para o bem-estar animal
 
Um dos destaques da publicação está associado às práticas e ao compromisso de bem- estar animal. Em 2020 o Grupo se comprometeu a não mais construir granjas no sistema convencional de produção, alcançando, até 2025, a marca de 2,5 milhões de aves criadas soltas, livres de gaiolas. A unidade Lorena está sendo construída para operar exclusivamente em sistema livre de gaiolas e será referência de inovação e sustentabilidade no país, projetada com uma série de atributos socioambientais, que potencializando a contribuição do Grupo Mantiqueira ao Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
As novas granjas serão referência em conservação ambiental – 50% do investimento foi financiado a partir de uma linha de “crédito verde”, que tem como pré-requisito os atributos socioambientais do empreendimento. A unidade de Lorena (SP) servirá como unidade modelo de inovação e sustentabilidade do Grupo, aliando tecnologia de ponta à gestão ambiental avançada. O uso de energia renovável, a partir de sistemas de geração fotovoltaica e produção de biogás, estão entre os grandes destaques do projeto, colaborando para a transição rumo à economia de carbono neutro, junto ao uso de veículos elétricos – pontos de recarga serão instalados na granja para abastecer desde a frota de caminhões elétricos utilizados para a distribuição dos ovos até os carros de colaboradores, clientes e visitantes. O cuidado com os recursos hídricos também será diferenciado, com sistemas sofisticados de tratamento de efluentes, além de captação de água da chuva.
 
Todas as boas práticas de qualidade e bem-estar animal renderam ao grupo, certificações conquistadas por organismos internacionais, órgãos reguladores e clientes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Humane Farm Animal Care (HFAC), Global Markets, Supplier Qualification Management System (SQMS McDonalds), Auditoria socioambiental ICS e SWA, Auditorias de Bem-Estar Animal e AHW.
 
A pecuária de corte, que é parte da estratégia de diversificação dos negócios do grupo, também aparece no relatório, seguindo os padrões globais de bem-estar animal e associada à Liga do Araguaia. Com as medidas aplicadas para garantia das cinco liberdades dos animais, conforme recomendações do Farm Animal Welfare Council, a atividade é concentrada em seis fazendas, três em Minas Gerais – Itanhandu, Passa Quatro e Várzea da Palma – e três no Mato Grosso – Primavera do Leste, Confresa e Água Boa.
 
O respeito ao meio ambiente
 
O uso racional de recursos naturais e o monitoramento de indicadores de desempenho estão entre as prioridades da empresa, que segue as normas e disposições legais para o tratamento e a destinação dos resíduos gerados nas atividades. No segmento de avicultura, o efluente gerado no processo industrial é destinado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) das unidades, onde é tratado. Na unidade de Primavera do Leste (MT), o efluente é destinado para reutilização posterior, na fertirrigação das culturas de eucalipto e pastagem – em conformidade com parâmetros físicos e químicos aplicáveis ao solo.
 
O Grupo Mantiqueira também provou que é possível transformar um passivo ambiental em ativo, ao produzir o fertilizante orgânico de solo Solobom dando novo destino a todo o esterco gerado pela avicultura nas unidades de Minas Gerais e Mato Grosso. O fertilizante orgânico — certificado pelo IBD — resulta de um processo sofisticado de compostagem da matéria prima, que utiliza cavaco de madeira – obtendo um produto final com grau de pureza de até 85%, a partir de resíduos vegetais livres de contaminantes biológicos e químicos.
 
Biodiversidade
 
Desenvolvidas em áreas já consolidadas pela atividade econômica, as operações do Grupo Mantiqueira na pecuária, na avicultura e na agricultura não exercem impacto significativo sobre a biodiversidade – sendo isentas de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Assim a atuação da Companhia em atividades de conservação tem caráter voluntário, refletindo seu compromisso com o meio ambiente.
 
A publicação do Relatório de Sustentabilidade traz 74 páginas apresentando ainda as inovações do grupo, como Clube Mantiqueira, e a N.OVO (spin-off - foodtech) concebida para o desenvolvimento de produtos alimentícios à base de plantas.
 
“Fizemos muito, mas sabemos que podemos ir além. E foi com esse objetivo que, em 2020, decidimos ampliar, de forma estruturada, nossa visão sobre ESG. Buscamos, a partir de uma análise setorial e da consulta a nossos stakeholders, identificar os temas socioambientais a serem priorizados em nossa estratégia. Esse trabalho resultou em uma plataforma de sustentabilidade robusta, que balizará nossa atuação ao longo dos próximos anos, agregando solidez a nossas práticas e, por consequência, ainda mais diferenciação e competitividade aos negócios”, explica Leandro Pinto, fundador e presidente do Grupo Mantiqueira. E complementa: “Ao olhar para trás e observar o desenvolvimento da empresa ao longo das últimas três décadas, é inegável o quanto avançamos. Se o mundo muda – e nos desafia – estamos preparados para mudar também“.

Ver vídeos institucionais abaixo>>>

 
Imprimir