Imprimir

Imprimir Notícia

12/07/21 às 08:29

Botucatu registra queda de 86,5% dos casos de Covid-19 quase dois meses após vacinação em massa

Botucatu (SP) registrou mais uma queda na média diária de novos casos de Covid-19 quase dois meses após as ações de vacinação em massa. A cidade faz parte da pesquisa sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca. No acumulado das oito semanas, a redução dos casos chegou a 86,5%.
 
O número é baseado na redução de casos da doença registrada na semana entre 4 de julho e 10 de julho, em que a média caiu para 19 casos por dia. Entre os dias 6 a 12 de junho foram 141 casos diários confirmados.

Botucatu registra nova queda de 86,5% dos casos de Covid-19 após vacinação em massa com a Oxford/ AstraZeneca — Foto: Fernando Savioli/TV TEM
Botucatu registra nova queda de 86,5% dos casos de Covid-19 após vacinação em massa com a Oxford/ AstraZeneca — Foto: Fernando Savioli/TV TEM
 
De acordo com o pesquisador Carlos Fortaleza, professor da Unesp e coordenador da pesquisa, a queda seguiu a expectativa inicial de que a partir da segunda quinzena de junho os registros de novos casos iriam começar a cair, o que realmente aconteceu.
 
A cidade já havia confirmado a terceira queda de casos quando chegou a redução de 81%, na última segunda-feira (5). (Veja no quadro abaixo).
Vacinação reduziu casos de Covid registrados em Botucatu — Foto: Arte/G1
Vacinação reduziu casos de Covid registrados em Botucatu — Foto: Arte/G1
 
Conforme o pesquisador já havia dito, as quedas nos índices de casos têm se apresentado como consequência a redução das internações dos pacientes.
 
Segundo dados da Secretaria de Saúde Municipal, no dia 2 de junho foi registrado um pico com 97 moradores internados e agora, até a semana do dia 9 de julho, há registros de apenas 39 pessoas internadas.
Isto é, houve uma queda de 59% nas internações por coronavírus em Botucatu desde o início do mês. Já em comparação com a semana passada, a queda é de 13% em apenas 7 dias.
 
82% da população com a 1ª dose
 
Pesquisadores que acompanham o estudo de efetividade da vacina veem essa queda pela terceira semana consecutiva já como reflexo da primeira dose da Oxford/AstraZeneca, mas o acompanhamento dos números pode reforçar essa relação.
 
O uso de máscara e distanciamento devem continuar sendo respeitados. De acordo com a prefeitura, assim como na primeira etapa, as ações de vacinação com a segunda dose vão acontecer nos dias 8 e 14 de agosto.
 
Os moradores que receberam a primeira dose no dia 16 de maio devem completar a imunização no dia 8 de agosto, que será um domingo. Já as pessoas que receberam o imunizante no dia 22 de maio devem tomar a segunda dose dia 14 de agosto, sábado.
 
Botucatu está em primeiro lugar no número de doses aplicadas no estado de São Paulo, segundo dados do Vacinômetro. Dos cerca de 148 mil habitantes, 122.609 receberam a primeira dose, o que equivale a 82,3% da população geral. A população adulta, porém, está basicamente toda vacinada, de acordo com a prefeitura.
 
Estudo da AstraZeneca
 
Botucatu (SP) realizou vacinação em massa dos moradores da cidade com a Oxford/AstraZeneca — Foto: Gabriela Prado/ TV TEM
Botucatu (SP) realizou vacinação em massa dos moradores da cidade com a Oxford/AstraZeneca — Foto: Gabriela Prado/ TV TEM
 
A vacinação em massa em Botucatu faz parte do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a prefeitura, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Fundação Gates.
 
Desde o dia 16 de maio, que foi chamado de dia D da vacinação em massa, quando mais de 66 mil pessoas foram vacinadas em uma estrutura igual a usada nas eleições, a cidade vem realizando ações para imunizar toda a população adulta, entre 18 e 60 anos, como parte do estudo, exceto as grávidas que só podem receber doses da Coronavac ou da Pfizer.
 
No dia 22 uma nova vacinação em massa foi realizada. Mais de 8 mil pessoas se cadastraram para receber o imunizante e pouco mais de 5 mil doses foram aplicadas. Também foram feitas vacinações para estudantes da Unesp e de moradores da zona rural.
 
No dia 11 de junho, terminou a última etapa para vacinação das pessoas que não foram imunizadas nessas ações. Uma triagem foi feita durante toda a semana, do dia 7 ao dia 11, de pessoas que se cadastraram no site da prefeitura e receberam as orientações via SMS para uma nova avaliação de documentos para poder receber a dose da vacina.
 
Todo o processo de cadastro e vacinação em Botucatu tem o acompanhamento e auditoria realizados pelas Forças de Segurança do Município (Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar), OAB Botucatu, Justiça Eleitoral, Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo.
 
Sequenciamento genético
 
Após receber a vacina, o morador de Botucatu deve assinar um termo para autorizar, em caso positivo de Covid-19 depois da aplicação, os procedimentos para fazer o sequenciamento genético do vírus.
 
Essa análise do material genético de testes positivos é a principal ferramenta do estudo de efetividade. É com o sequenciamento genético que os cientistas vão descobrir se a vacina consegue reduzir tanto os casos graves da doença quanto a transmissão das variantes.
 
Botucatu reforça importância de assinar termo de consentimento para participar de estudo
Botucatu reforça importância de assinar termo de consentimento para participar de estudo
 
Para autorizar, é simples e seguro: basta assinar um documento. Esse tipo de termo é comum em pesquisas e foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão que monitora e fiscaliza a aplicação de políticas públicas do SUS. O termo garante sigilo dos dados que só vão ser registrados pelos cientistas.
Imprimir