Imprimir

Imprimir Notícia

28/06/21 às 11:23 | Atualizada: 28/06/21 às 11:30

Sumitomo Chemical - Programa de Serviços Ambientais será realizado em Mato Grosso

Mato Grosso será o próximo Estado a contar com o Programa de Serviços Ambientais (PSA) Soja Brasil, iniciativa promovida pela Sumitomo Chemical em parceria com a Aliança pela Floresta Tropical (TFA, na sigla em inglês). O programa tem como objetivo testar precificação e metodologias de três serviços ambientais: fixação de carbono no solo, preservação de água e biodiversidade.

As cinco propriedades rurais que participam do projeto estão localizadas no município de Campos de Júlio (distante 550 km de Cuiabá) e os agricultores selecionados já receberam a visita de técnicos do programa para o levantamento dos dados.

As unidades somam mais de 19 mil hectares, sendo 12.323 hectares de área produtiva e 7.414 hectares de vegetação nativa. O PSA Soja Brasil visa aprimorar e dar mais escalabilidade às metodologias de quantificação e precificação de pagamento por serviços ambientais, levando em conta os aprendizados da primeira versão do projeto no Maranhão.

O diretor-geral da Sumitomo Chemical no Brasil, Fernando Manzeppi, destaca que a sustentabilidade é um dos valores da empresa, que tem mais de 100 anos de história. “A nossa companhia é referência global em soluções híbridas e sustentáveis para o agronegócio e para os agricultores. A sustentabilidade está no nosso DNA”, afirma.

Serviços

Coordenador do projeto, Marco Fujihara explica que o PSA Soja Brasil no Mato Grosso terá duração de sete meses, sendo concluído em novembro deste ano. Fujihara afirma que, se qualificável, o agricultor terá como benefícios um reconhecimento financeiro pelos serviços ambientais prestados, um relatório do talhão da propriedade fornecido por uma plataforma digital e a certificação de participação.

Os pagamentos acontecem pela disponibilidade hídrica na propriedade, pelo carbono elementar no solo e pela manutenção da biodiversidade nas áreas de preservação permanente e de reserva legal.

Eduardo Caldas, coordenador da TFA Brasil, conta que a aplicação do projeto em Mato Grosso é a continuidade do piloto PSA Soja Brasil que acontece no Maranhão. “Apesar de haver mais de 300 iniciativas de PSA inventariados no mundo, ainda estão sendo desenvolvidos mecanismos a serem usados pelo setor de soja para incentivar os produtores a conservar uma parte da sua propriedade”, explica.

Outro benefício da iniciativa é a geração de recomendações para subsidiar a formulação de políticas públicas para o pagamento por serviços ecossistêmicos associados à produção sustentável no Brasil.

Na primeira edição no Maranhão realizado na safra agrícola passada, o projeto cobriu 50 propriedades no sul do Estado. O projeto promoveu a conservação, o uso sustentável de recursos naturais e deverá em breve reconhecer financeiramente os serviços ambientais prestados pelos produtores envolvidos. A manutenção dos serviços ambientais também diferencia a propriedade dos agricultores, agrega valor ao seu produto e aumenta a produtividade da área.

Nesta nova edição, em Mato Grosso, o programa conta com o apoio e a presença de importantes empresas nacionais, como a Jacto e Solinfitec, que testam novas tecnologias e metodologias digitais inovadoras para coleta de dados.

O PSA Soja Brasil é um programa idealizado pelo TFA, que conta com a operacionalização das atividades no campo com a equipe do Produzindo Certo.



Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.
Imprimir