Imprimir

Imprimir Notícia

25/06/21 às 11:49

Defasagem de repasses ao Hospital Regional de Água Boa está com dias contados

Saúde pública no Brasil é uma espécie de maratona financeira. Quem está na ponta atendendo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem que negociar com o ordenador de despesa a liberação de recursos suficientes para que a continuidade do serviço prestado não seja interrompida por falta de insumos hospitalares e até mesmo por aumento na folha de pagamento, uma vez que o repassador não dispara automaticamente o chamado gatilho para acompanhar a realidade inflacionária. Nesta quinta-feira, 24 de junho, o deputado estadual e médico Dr. Eugênio (PSB) conseguiu importante vitória nessa área para o Hospital Regional Paulo Alemão, de Água Boa, que é referência do SUS em 11 municípios do Médio Araguaia.

Recebido em audiência ampliada concedida pelo governador democrata Mauro Mendes, Dr. Eugênio mostrou ao anfitrião a defasagem nos repasses do Paulo Alemão e pediu reajustes. Mauro Mendes se comprometeu a solucionar o problema até o final de julho. Na audiência o governante estava acompanhado pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e Dr. Eugênio se fazia acompanhar pelos prefeitos Mariano Kolankiewicz (MDB), de Água Boa; João Filho (PSDB), de Nova Nazaré; Zé Bueno (DEM), de Campinápolis; e Márcio Conceição, o Baco (PSB), de Cocalinho, todos de municípios na abrangência do hospital regional de Água Boa,  que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (SISMA), pesidido por Mariano Kolankiewicz.

O deputado considerou altamente positiva a audiência, que segundo ele, em breve equilibrará as finanças do Paulo  Alemão, que é a porta aberta da saúde pública para 131.570 habitantes em Água Boa (26.204) e os municípios que compõem a base territorial do CISMA.
Imprimir