Imprimir

Imprimir Notícia

22/06/21 às 15:17 | Atualizada: 24/06/21 às 12:31

Aprovado requerimento para discutir Zoneamento Ecológico na Câmara dos Deputados

BRASÍLIA – A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Major Vitor Hugo de Goiás, solicitando uma audiência pública para discutir o Zoneamento Ecológico em Mato Grosso na Câmara dos Deputados.

O deputado goiano atende a solicitação dos produtores rurais residentes em Goiás que investem na agropecuária no Vale do Araguaia Mato-grossense.

No requerimento, o Major Vitor Hugo lança convite ao deputado estadual pelo Vale, Dr. Eugênio, Caio Penido presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, prefeito de Cocalinho Márcio ‘Baco’ Aguiar, e demais representantes de entidades.

As autoridades vão discutir amplamente a situação de instabilidade criada pela proposta de Zoneamento Ecológico que afeta o Araguaia.

Ver o vídeo abaixo:

Em sua solicitação, explana o deputado federal de Goiás, que o Zoneamento pretende criar mais de 3,5 milhões de hectares em unidades de conservação, sem sequer planejar o pagamento das indenizações.

Contudo, o parlamentar entende que, o mais grave será impedir o uso de tecnologias em milhares de hectares, inviabilizando o uso e ocupação das terras agricultáveis, causando enormes prejuízos econômicos.

O Major Vitor Hugo também afirma que o Zoneamento Ecológico de Mato Grosso vai afetar o plano logístico nacional, a FICO e as rodovias federais que cruzam o Araguaia.

A Dra. Carmen Bruder, vice presidente da AFAVA, conta que esse requerimento veio em resposta ao pleito da entidade ao Presidente Bolsonaro, na recente reunião-almoço na residência de Amado Batista em Goiânia.

Nossa reportagem sabe que a comissão especial de zoneamento da ALMT tem tratativas diretas com o Major para o preparo da referida audiência que deverá acontecer no mês de agosto próximo.
Imprimir