Imprimir

Imprimir Notícia

15/06/21 às 19:25 | Atualizada: 15/06/21 às 19:31

JCB traz ao Brasil a primeira miniescavadeira totalmente elétrica comercializada no mundo

Sorocaba – 15 de junho de 2021 - A JCB, terceira maior fabricante global de equipamentos para construção, apresenta ao mercado brasileiro a mundialmente premiada miniescavadeira elétrica 19C-1E. Desenvolvida na Inglaterra e já regularmente comercializada em países da Europa e nos Estados Unidos, a máquina é a primeira do segmento 100% elétrica e livre de emissão de resíduos poluentes. Garantindo alta performance e economia, ela chegou no início deste mês à fábrica de Sorocaba-SP.

Este sistema possibilita uma operação livre de emissão de poluentes, e permite aos empreiteiros e operadores trabalharem dentro de edifícios e em ambientes sensíveis às emissões do interior das cidades, além de operar em túneis e passagens subterrâneas sem a necessidade de instalação de equipamentos de alto custo de extração de gases de escape.

Outra grande vantagem da miniescavadeira elétrica 19C-1E é que o ruído externo do motor elétrico é cinco vezes mais silencioso do que seu equivalente tradicional movido a diesel. Dessa forma é possível trabalhar em áreas urbanas com conforto aos residentes, bem como operar em outros ambientes que precisam de cuidado quanto ao ruído, incluindo hospitais e escolas. Há também uma redução substancial na vibração sem o motor diesel, melhorando o ambiente de condução para o operador.

Parte de um projeto da JCB para oferecer ao mercado máquinas de construção eficientes e sustentáveis, ao invés da motorização a diesel utilizada em equipamentos padrão, a 19C-1E recebe um motor elétrico e três baterias de 104Ah, fornecendo uma capacidade total de energia de 312Ah (15kWh). As baterias modulares utilizam as mais avançadas células de íons de lítio NMC, também empregadas nos mais modernos automóveis elétricos disponíveis, alojadas em uma robusta carcaça projetada para suportar os rigores do uso em áreas de construção.



“As baterias utilizadas nesta máquina praticamente não exigem manutenção, e o motor também não demandam aquelas verificações diárias dos níveis de líquido de arrefecimento e óleo, como nas máquinas a diesel. Fora que eletricidade é muito mais barata do que o combustível fóssil. Isso significa economia de tempo e dinheiro para os empreiteiros, operadores e locatários, além de atenção à questão da sustentabilidade”, revela o Gerente de Produto da JCB do Brasil, Etelson Hauck, que ainda falou sobre a estrutura da máquina, que possui os chassis superior e inferior 100% em aço. “A 19C-1E foi projetada para suportar os locais de trabalho mais difíceis e com os padrões de desempenho reconhecidos da JCB”.
 
Desempenho líder no setor


Usando um sistema elétrico de 48V, o motor elétrico proporciona torque instantâneo e maior do que o motor diesel da máquina padrão, garantindo o mesmo desempenho de escavação líder no setor que a escavadeira padrão de 1,9 toneladas.

A alta eficiência desta combinação eletro-hidráulica significa uma necessidade de arrefecimento consideravelmente menor - apenas um pequeno radiador hidráulico com um pequeno ventilador elétrico termostático - contribuindo para uma maior vida útil da bateria e um nível de ruído muito mais baixo. Além disso, a miniescavadeira 19C-1E é equipada com um chassi inferior com distância entre esteiras ajustável e duas opções de braço de escavação (1.100 mm e 1344 mm), para proporcionar uma profundidade máxima de escavação de 2.576 mm e 2.819 mm, respectivamente.

Um conveniente carregador de bordo é fornecido como padrão, permitindo que a máquina seja totalmente recarregada em seis horas, usando um plugue convencional de 230V. Um sistema de carga opcional de 110V está disponível para locais sem eletricidade 230V e a JCB oferece um sistema opcional de carga rápida - uma unidade externa que permite uma carga completa em 2 1/2 horas. O sistema de energia independente significa que não há necessidade de uma conexão de energia elétrica ou cabo durante a operação da máquina. As baterias permitem um dia de trabalho completo em um ciclo de trabalho típico ou quatro horas de operação em um ciclo de trabalho extremo. A máquina de 1,9 toneladas é capaz de manusear uma variedade de acessórios, tornando-a um suporte básico ideal para projetos de demolição e reforma.
Imprimir