Imprimir

Imprimir Notícia

26/05/21 às 17:19

Programa Agrisciences - Gravações da 3ª Vitrine Tecnológica Agrícola iniciam nesta semana

Começam na quinta-feira (27.05) as gravações do 3° Encontro Técnico de Atualização do Programa Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Sustentabilidade Agropecuária (AgriSciences). O programa é da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso é parceiro do evento, que também contará com a realização de um Dia de Campo.

Voltado a profissionais das ciências agrárias, o encontro contará com a participação de pesquisadores e profissionais de todo o Brasil.  As gravações ocorrem até sexta-feira (28.05) na sede do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.

Encerrando as atividades, ocorrerá no sábado (29.05) o Dia de Campo da 3ª Vitrine Tecnológica Agrícola. As gravações serão realizadas em uma propriedade rural no mesmo município.  O material será disponibilizado para os produtores rurais e para profissionais da área por meio de uma plataforma digital desenvolvida pelo programa.

O tema do Dia de Campo deste ano será "As atualidades na cultura do milho em sistema soja e milho safrinha". O evento contará também com um circuito virtual de quatro estações técnicas voltadas aos sistemas integrados de produção, a plantabilidade, adubação de sistema e manejo de pragas e doenças.

Segundo o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, a parceria é uma importante oportunidade de unir conhecimento científico à prática do homem do campo. "Dentro de uma universidade é onde tudo acontece. É um ambiente onde as pessoas estão sempre pensando em novidades e pesquisando novas tecnologias. Essa parceria entre Senar-MT e UFMT possibilita que essas tecnologias sejam difundidas no meio rural".

Daniel Abreu, professor e coordenador do programa, conta que um dos objetivos do AgriSciences é levar à sociedade os resultados de pesquisas científicas executadas pela universidade. "É importante fazer com que essas informações cheguem também à comunidade, principalmente a rural. Por meio do Dia de Campo, levamos conhecimento não só sobre a parte agronômica, zootécnica e florestal, mas também da parte econômica, social e ambiental".

AGRISCIENCE - É um programa de pesquisa aplicada e de extensão rural que busca o desenvolvimento rural sustentável por meio da criação e adoção de tecnologias e melhores técnicas para eficiência, resiliência e estabilidade dos sistemas de produção agrícola e florestal, integrando conhecimento técnico e científico.
Imprimir