Imprimir

Imprimir Notícia

16/05/21 às 13:43

Campanha contra violência e feminicídio convida mulheres a doarem sangue pela causa

O sangue derramado de mulheres vítimas de violência é tomado como símbolo de resistência e solidariedade pelo II Encontro Mulheres pela Vida, que carrega o lema “Mulheres que se Doam”. O objetivo da campanha, que prevê ações entre os dias 15 e 19 de maio, é contribuir para o aumento do número de doadoras do MT Hemocentro, em Cuiabá, como contraposição ao alto índice de feminicídio na capital, no estado e no país.

Interessadas em contribuir com o banco de sangue já podem entrar em contato com o MT Hemocentro pelo WhatsApp (65) 98433-0624 ou pelo (65) 3623-0044 para triagem e agendamento, que será realizada observando todas as normas de biossegurança e distanciamento social em razão da pandemia da covid-19. Os agendamentos também podem ser feitos pelo link do site recém lançado: http://mthemocentro.saude.mt.gov.br.

“A gente tá precisando bastante, principalmente os tipos sanguíneos mais usados pela população de Mato Grosso, que é o O+ (mais de 50% dessa população) e O- (o sangue considerado ‘universal’, usado para urgência e emergência). A demanda é muito grande, a gente o Estado todo, inclusive as unidades de referências de covid-19”, explica Rita de Cássia Auxiliadora, assistente de captação de doadores.

Além disso, os atendimentos no MT Hemocentro foram reduzidos em cerca de 50% desde 2020 por conta da pandemia, conforme Rita de Cássia. “Algumas pessoas ainda estão com muito medo e não estão vindo até a unidade. Ou gostam muito de vir de grupo, mas a gente tem orientando que não podemos ter aglomerações”, complementa.

Pelo segundo ano consecutivo, Encontro Mulheres pela Vida é idealizada pela musicista e conselheira municipal de política cultural em Cuiabá, Josi Crispim. A Profa. Dra. Aline Wendpap soma à coordenação da edição, que tem a realização do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO/UFMT). O evento mobiliza academia, sociedade e instituições ligadas à defesa da mulher para o debate e combate à violência e feminicídio.

O II Encontro Mulheres pela Vida - Mulheres Que Se Doam também conta com o apoio da Defensoria Pública; Delegacia Especializada da Mulher; Escola de Música Josi Crispim; Mandato Vereadora Edna Sampaio (PT); Mandato Deputada Federal Rosa Neide (PT); Ministério Público; Mulheres do Hip-Hop; Secretaria Municipal da Mulher; Secretaria da Mulher do PT; Grupo Pedala Garota e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Lives culturais e webinários

Além da campanha de doação de sangue, o II Encontro Mulheres pela Vida prevê lives culturais e webinários com a participação de artistas, pesquisadores, ativistas, profissionais de Saúde e do Direito. A live de abertura “Conte-me tudo, esconda-me nada” acontece neste sábado (15), às 20h, na página do Mulheres pela Vida no Facebook.

A programação segue com três webinários, sempre às 9h, com os temas: “A Saúde como acolhimento a Violência contra mulher”, na segunda-feira (17); “As dificuldades de acesso às ferramentas de proteção às mulheres vítimas de Violência”, na terça-feira (18); e “As ferramentas de proteção às mulheres vítimas de violência”, na quarta-feira (19). Para essas atividades, que terão certificado de participação, interessadas (os) devem se inscrever neste link: https://cutt.ly/xbDCSBo

Na data de encerramento, a Mestre de Cultura Vera Capilé presenteia o evento online com uma apresentação artística especial, também no formato live. Confira a programação completa neste link: https://cutt.ly/LbHV5oD

Cenário de violência e feminicídio

Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, conforme o Atlas a Violência 2020, produzido pelo Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Das 4.519 mulheres mortas pelo feminicídio em 2018, 68% eram negras. Os dados foram levantados entre os anos 2008 a 2018 e apontam um aumento de 12,4% de homicídios de mulheres negras.

Em Mato Grosso, os casos de feminicídio aumentam 58% entre 2020 e 2019. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) mostram que, em média, pelo menos cinco mulheres são mortas todo mês no estado, pelo simples fato de serem mulheres ou em decorrência de violência doméstica.

Em momento de pandemia, que se acentua em 2021, o cenário e a invisibilidade preocupam diante da necessidade de isolamento social das vítimas.

Serviço
II Encontro Mulheres pela Vida - Mulheres que se Doam
Data: 15 a 19 de maio de 2021
Inscrições: https://cutt.ly/xbDCSBo
Programação: https://cutt.ly/LbHV5oD
Lives culturais: https://www.facebook.com/Mulheres-Pela-Vida-105042081092672
 
Campanha de Doação de Sangue – MT Hemocentro
Local: Hemocentro Metropolitano, Cuiabá.
Quando: Segunda a sexta-feira, horário comercial. Atendimentos: às 7h30 e 17h30.
Agendamento: (65) 3623-0044 0u (65) 98433-0624 (Whatsapp) ou pelo site http://mthemocentro.saude.mt.gov.br/
Imprimir