Imprimir

Imprimir Notícia

12/05/21 às 10:19 | Atualizada: 12/05/21 às 10:30

Jovem desaparece no rio Araguaia após ser puxado por hélice de rebocador


Jovem Luiz Carlos desapareceu no Rio Araguaia — Foto: Arquivo Pessoal
Jovem Luiz Carlos desapareceu no Rio Araguaia — Foto: Arquivo Pessoal
 
O jovem Luiz Carlos Santos Barros, de 29 anos, desapareceu no Rio Araguaia após supostamente ser puxado pela hélice de uma embarcação em Caseara, na região oeste do estado, enquanto trabalhava na balsa que faz a travessia entre Tocantins e Pará. Buscas foram realizadas pelos bombeiros e fragmentos de corpo humano foram encontrados próximo ao local do acidente. A família acredita que ele não resistiu.
 
O jovem era empregado da empresa que faz a operação da balsa e trabalhava no rebocador quando o acidente aconteceu. A empresa emitiu nota informando que está apoiando a família do funcionário e que uma investigação completa e independente será realizada sobre os fatos. Na nota, a empresa afirma ainda que o acidente causou a morte de Luiz Carlos. (Veja o posicionamento na íntegra no fim da reportagem)
 
Wanderson Santos Barros, irmão da vítima, contou que a família recebeu uma ligação na noite de sábado (8) sendo informada que Luiz Carlos havia desaparecido no rio. O acidente aconteceu por volta das 23h após a balsa encalhar a cerca de 2 mil metros abaixo do porto.
 
A família foi para o local e participou das buscas junto com funcionários da empresa e pessoas em embarcações, durante toda a madrugada e manhã de domingo (9). Eles conseguiram encontrar parte das roupas que Luiz Carlos usava, além da carteira com documentos e o celular da vítima.
 
O Corpo de Bombeiros foi chamado e chegou ao local durante a manhã de domingo (9), mas a família disse que as buscas rapidamente foram encerradas pelos militares sem que o corpo de Luiz Carlos fosse totalmente localizado.
 
Balsa e rebocadores onde acidente aconteceu — Foto: Bombeiros/Divulgação
Balsa e rebocadores onde acidente aconteceu — Foto: Bombeiros/Divulgação
 
Os Bombeiros informaram que populares e mergulhadores encontraram um grande pedaço de corda e alguns pequenos fragmentos de corpo humano como vísceras e ossos. A Polícia Científica foi chamada, recolheu todo o material encontrado e enviou para o Instituto Médico Legal de Palmas.
 
A suspeita da família é de que o jovem tenha sido puxado pela hélice do rebocador no momento em que jogou um balde para pegar água no rio. O procedimento seria para ativar a bomba utilizada para retirar de água das embarcações.
 
Segundo o irmão, o método é comum entre os funcionários. “Tem um nó na corda e eles colocam a mão dentro para não escapulir. O que achamos que aconteceu é que esse balde encheu demais e a hélice acabou puxando ele”, disse.
 
Luiz Carlos deixou uma esposa e dois filhos, um de três anos e uma recém-nascida de apenas três meses. Segundo a família, o jovem era muito conhecido e bastante querido na cidade.
 
“Infelizmente a gente não pode fazer nem um velório. A gente tem a certeza que é ele porque encontrou a roupa que estava usando, o celular dele. Mas o IML não vai liberar os restos para fazer o enterro. O que é mais triste para a gente é isso”, lamentou o irmão.
 
O G1 questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre o prazo de liberação dos restos mortais que seriam da vítima. A SSP explicou que serão necessários dois exames antes da liberação e não informou quando eles devem ficar prontos.
 
Nota da empresa Naval sobre o acidente
 
A Naval, com pesar, informa que na noite do último sábado, para madrugada do domingo, dia 09 de maio de 2021, durante o procedimento de desemcalhamento de uma de suas balsas, um dos funcionários terceirizados da empresa que lhe presta serviços, teria se acidentado, causando-lhe a morte. A Naval informa que imediatamente todos os órgãos competentes foram acionados para a apuração rápida dos fatos e que está em contato com os familiares da vítima para lhe prestar o auxílio necessário neste momento. A família Naval também está enlutada, em quase meio século de atividade, é a primeira vez que um fato como esse é anunciado, sendo que uma averiguação completa e independente ocorrerá para o esclarecimento do que ocorrera naquele momento, reafirmando o compromisso com a segurança e qualidade dos serviços prestados.
Imprimir