Imprimir

Imprimir Notícia

02/05/21 às 18:43 | Atualizada: 02/05/21 às 18:49

Drone - Água para o Futuro inova com fotografias em 360° para mapear nascentes

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso investiu em mais uma ferramenta tecnológica a ser utilizada na defesa das nascentes pelo projeto Água Para o Futuro. Trata-se da utilização de fotografias em 360º (veja um exemplo aqui), que capturam de tudo ao redor da cena e, consequentemente, oferecem um panorama completo do local por todos os ângulos e direções. As imagens são obtidas por meio de drone e de uma câmera especial.    

“Essas fotografias permitem demonstrar a atual situação das áreas de todo o entorno das nascentes. Um recurso inovador para a proteção dos nossos recursos hídricos”, explica o promotor de Justiça coordenador da iniciativa, Marcelo Caetano Vacchiano, enfatizando que inicialmente a ferramenta está disponível para Cuiabá, mas que a ideia é expandir para todas as localidades atendidas pelo projeto.  

O biólogo e coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, explica que as imagens em 360° são inseridas nos relatórios técnicos por meio de um Código QR (código de barras bidimensional). “Assim, o leitor tem a possibilidade de literalmente voar sobre a área em questão, pois a perspectiva é muito mais realista do espaço”, destaca. Segundo Abílio, o próximo passo é produzir vídeos em 360º.    

O projeto - O Água Para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executada em conjunto com o Instituto Ação Verde e a Universidade Federal de Mato Grosso, com parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Cuiabá e concessionária Águas Cuiabá. 

O projeto busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes. Assim, possui uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais. Conheça mais aqui https://aguaparaofuturo.mpmt.mp.br/.
Imprimir