Imprimir

Imprimir Notícia

26/04/21 às 10:54

Sema e Ciopaer desativam garimpo ilegal em Parque Estadual Igarapés do Juruena

Um garimpo ilegal foi desativado no Parque Estadual Igarapés Juruena após ser flagrado em uma operação contra crimes ambientais motivada por denúncia anônima. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na última sexta-feira (23.04).

Equipes sobrevoaram a área e identificaram 12 pessoas em atividade ilegal de garimpo. Foram destruídos no local 6 motores estacionários, uma moto, e barracos de lona utilizados como abrigo pelos suspeitos. 

A operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas para possibilitar a fiscalização da área de difícil acesso por meio terrestre. 

O Parque Estadual Igarapés do Juruena é uma Unidade de Conservação de preservação permanente. Está localizada no extremo norte do estado, entre Colniza e Cotriguaçú, com a maioria da sua área de 227 mil hectares do Bioma Amazônia. O Parque Estadual foi instituído pelo Decreto nº 5.438 de 12 de novembro de 2002.

Denúncias
Ao se deparar com crimes ambientais, o cidadão pode fazer denúncias pelo 0800 65 3838 ou via aplicativo MT Cidadão (disponível para IOS e Android).
Imprimir