Imprimir

Imprimir Notícia

12/04/21 às 19:32

Compras online crescem e consumidores usam mais formas digitais de pagamento

O crescimento do comércio online é uma das consequências mais evidentes da pandemia da covid-19 nos hábitos econômicos e financeiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de pagamentos efetuados por meios digitais alcançou R$ 1,38 trilhão no Brasil em 2020 – R$ 306,9 bilhões desse total foram em compras não presenciais. A expectativa é que a tendência se mantenha com força em 2021. A previsão da Abecs é de que, em 2021, as compras digitais tenham uma alta de 20% em relação ao ano passado.

Uma pesquisa do instituto Ipsos concluiu que a migração dos consumidores para as formas digitais de pagamento está se acelerando. Entre a geração millenium, que vai, hoje, dos 24 aos 39 anos, 76% usam carteiras digitais, segundo a pesquisa, que ouviu 2 mil adultos.

Conforme se insere cada vez mais no cotidiano, o comércio online está adquirindo diferentes possibilidades e formatos. As formas de pagamento online são diversas, e cada uma delas possui seus pontos positivos e negativos. Para se manterem competitivas no ambiente da internet, é importante que as empresas ofereçam a maior variedade possível de formas de pagamento. É o que fazem os sites de apostas, como o bet365, um dos principais do segmento. Descubra todas as opções de depósito na bet365.

A seguir, saiba quais são as diferentes formas possíveis de se efetuar pagamentos online e quais são as suas vantagens.


Cartão de crédito

O número de brasileiros que possuem cartão de crédito chega a 42 milhões, segundo a consultoria Vindi. A modalidade de pagamento tem a vantagem crucial de possibilitar o parcelamento sem juros, o que acaba atraindo muitos consumidores. Além disso, o cartão de crédito torna a transação simples e prática, pois o consumidor só precisa preencher formulários uma única vez. Para as empresas, o cartão de crédito é uma opção segura que envolve poucos riscos e a taxa cobrada pelas operadoras em cada transação é relativamente baixa.


Boleto bancário

O pagamento por boleto é um sistema mais ultrapassado, mas, ainda assim, muito importante, já que, segundo a Vindi, 45 milhões de brasileiros não possuem conta em banco, e o boleto pode ser pago sem precisar de uma conta. Basta que o consumidor passe em um caixa bancário ou em uma lotérica. Por isso, é a segunda modalidade mais usada em compras online, atrás apenas do cartão de crédito. Outro fator que leva consumidores a optar pelo cartão de crédito é a habitual desconfiança em informar dados bancários online.

O problema do boleto é que o processo de pagamento está sujeito aos horários de funcionamento dos sistemas internos dos bancos, o que pode atrasar a transação. Se o consumidor não possuir conta em banco, terá que ir pessoalmente a uma agência bancária ou lotérica em horário comercial para pagar.


Transferência bancária

Assim como o boleto, a transferência bancária é uma opção buscada por consumidores reticentes em preencher formulários online com seus dados bancários. Também como o boleto, a modalidade está sujeita aos horários de funcionamento dos sistemas internos dos bancos, o que pode atrasar o processo de pagamento. Além disso, o consumidor pode ter que pagar taxas se a transferência for feita entre bancos diferentes.

Ainda assim, muitos sites oferecem a transferência bancária como método de pagamento. Através dela, o consumidor precisa informar sua conta e realizar a transferência manualmente, por internet banking ou indo pessoalmente a uma agência bancária.

Porém, a própria transferência bancária está evoluindo conforme as possibilidades propiciadas pela tecnologia. No mês passado, o Banco Central brasileiro autorizou as transferências via WhatsApp.


Plataformas de pagamento digital

Além de todas as formas de pagamento já descritas, existem ainda as plataformas ao estilo do PayPal e do PagSeguro. Elas funcionam como carteiras virtuais que reúnem os cartões de crédito do usuário. Elas também podem ser vinculadas a contas bancárias, o que permite que realizem compras em débito automático. Outros exemplos de plataformas desse tipo são Square e TokPag. O PayPal é considerada a mais segura dessas plataformas e aceita cartões de bandeira MasterCard e Visa. A carteira virtual também é uma opção para consumidores que não querem compartilhar seus dados bancários, já que a plataforma os mantém em sigilo.
Imprimir