Imprimir

Imprimir Notícia

20/02/21 às 19:57

Registro Nacional de Veículos possibilita transferência eletrônica de propriedade

Lançado nacionalmente no início do mês, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) deve simplificar, reduzir os custos e desburocratizar o serviço de transferência de propriedade de veículos.

Com ele, quem comprar um automóvel na loja revendedora ou concessionária poderá sair com o veículo já transferido para seu nome em qualquer hora do dia e da semana.

O Renave permite a transferência eletrônica de propriedade e controle entre lojistas e reduz os valores de taxas e até mesmo a supressão de cobrança de serviços considerados muitas vezes desnecessários. Esse sistema público digital ajuda, por exemplo, o estabelecimento a comunicar a compra e venda de veículos e a checar em todos os sistemas para saber se há eventuais débitos ou restrições.

O sistema faz parte da estratégia do Governo Federal de digitalização de serviços públicos e a adesão é voluntária. Ou seja, o Renave não será de uso obrigatório pelos estabelecimentos de comercialização de veículos automotores, que poderão continuar a gerir os estoques de forma manual.
Imprimir