Imprimir

Imprimir Notícia

04/02/21 às 14:26 | Atualizada: 04/02/21 às 14:37

Encontro reúne prefeitos para debater atual proposta do Zoneamento Sócioeconômico e Ecológico

Nesta quarta-feira (03), aconteceu em Barra do Garças, um encontro que reuniu os prefeitos, vereadores e sindicatos rurais dos 17 municípios que serão afetados pelo Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSSE), proposto pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do estado de Mato Grosso que irá impactar em áreas produtivas de diversos municípios da região Araguaia, afetando a economia e desenvolvimento de cada cidade.

Na ocasião esteve representando o município de Água Boa, a vice-prefeita Rejane Garcia (PSDB), e o vereador Junior Silveira (PL) (foto).

Também marcaram presença o presidente da AMM Neurilan Fraga, o presidente da AMA Daniel do Lago prefeito de Porto Alegre do Norte, e a Associação dos Fazendeiros do Vale dos Rios Araguaia, Cristalino e das Mortes (Afava), que assumiram o compromisso de estarem unidos nessa grande luta.

A reunião teve como pauta, a elaboração de um documento que será enviado a equipe que coordenará o estudo do ZSSE/MT composta por membros da Famato, da AMM, representantes da Aprosoja, Sindicatos Rurais, Assembleia Legislativa e várias outras entidades ligadas ao AGRO.


Vice-prefeita de Água Boa Rejane Garcia

De acordo com a Vice-prefeita Rejane Garcia, a reunião aproximou os prefeitos dos municípios afetados, que a partir de agora irão cobrar da AMM a defesa para que o zoneamento não aconteça da forma proposta pelo estado.

“É um contrassenso, num momento em que o Vale do Araguaia está se despontando como uma região produtora, onde nós brigamos muito pelo asfaltamento da MT-326, pela ponte do Rio das Mortes, a vinda da FICO, e depois de tantas lutas e desafios que enfrentamos, nossa região não pode ser impactada com essa grande reserva de áreas úmidas". Pontuou a vice-prefeita.

Ainda segundo Rejane Garcia, no que depender dos prefeitos e gestores, da forma que está se propondo o zoneamento, não acontecerá.

“Tenho certeza que nossas lideranças políticas, nosso governador Mauro Mendes, a AMM, a AMA e os deputados que nos representam não querem parar o crescimento da região do Vale do Araguaia. Queremos que seja feito algo justo para todos e que não prejudique o desenvolvimento de nossos municípios. ” Conclui Rejane Garcia.

O assunto veio à tona no início de uma nova gestão de prefeitos e vereadores, pegando todos de surpresa, onde o município de Cocalinho promoveu no dia 28/01 um primeiro encontro que debateu o impacto desse zoneamento. Posteriormente a  Famato também propôs uma reunião sobre o assunto, contando com a presença das lideranças estaduais e entidades de classe.

Os prefeitos confiam e acreditam que os deputados que representam a região estão atentos e defenderão desenvolvimento do Araguaia.
Imprimir