De modo geral, o anemômetro tem como principal função medir a velocidade do vento, com isso, ele tem muita funcionalidade no dia a dia de muitos profissionais, contribuindo para a profissão de muitos deles.
Além disso, existem diversos modelos de anemômetros disponíveis no mercado, cada tipo serve para uma atividade específica, conseguindo ter ainda mais funções.
Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a importância do anemômetro, quais são as utilidades do mesmo e como ele funciona. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é um anemômetro?
O primeiro sensor de velocidade, também conhecido como anemômetro, surgiu na metade do século XV e, de acordo com a história, foi construído e teve melhorias ao decorrer dos outros quatro séculos em diante. O aparelho foi construído para acompanhar as direções meteorológicas e, atualmente, ele ainda possui essa função.
Com a modernização do anemômetro, assim como a modernização de outros aparelhos como os controladores, ele se tornou um aparelho de fácil manuseio, é um instrumento que cabe em uma mão e para utilizá-lo, basta ligar o anemômetro no local desejado.
Utilidades de um anemômetro
Como citado anteriormente, o anemômetro digital e de outros modelos têm como principal função medir a velocidade do vento, com isso, ele consegue exercer diversas funções, como:
Previsão do tempo com base em combinação de dados;
Medir o vento antes de um veleiro velejar;
Medir a velocidade do vento de um ar-condicionado por um técnico;
Calcular o vento cruzado por um atirador;
Definir um local para a captação de energia eólica.
E muitos outros!
Tipos de anemômetros
É possível comprar anemômetro de diversos modelos. Confira os principais tipos de anemômetros:
Anemômetro de copo: é o mais simples e o mais utilizado, por esse motivo, ele acaba não tendo tanta precisão quanto os modelos mais modernos;
Anemômetro de moinho de vento: é um tipo de cata-vento, o vento gira a hélice, produzindo um mecanismo que calcula a velocidade do vento;
Anemômetro termoelétrico: é um modelo muito preciso, mas muito delicado, é preciso manuseá-lo com cuidado.
Você também pode encontrar outros modelos de acordo com suas necessidades em lojas que fazem a venda de anemômetros, e outros aparelhos como controles remotos industriais.