Imprimir

Imprimir Notícia

17/12/15 às 09:04

OAB Nacional mantém posse de 'Leo Capataz'

O conselheiro federal da OAB, Carlos Frederico Nóbrega Farias, garantiu a posse do candidato eleito pela maioria dos votos nas eleições da Ordem, seccional de Mato Grosso, Leonardo Campos. Ele manteve a solenidade de posse, marcada para sexta-feira (18) a partir de 19h30.

Farias tomou conhecimento da decisão do juiz federal César Bearsi, mas argumentou que "a chapa vitoriosa nas urnas não poderia sofrer a punição por um caso considerado insignificante".

Bearsi concedeu liminar atendendo recurso em que o advogado Fábio Capilé, 3º colocado nas eleições, alega que a chapa de "Leo Capataz" cometeu fraude eleitoral ao fazer doações através da Caixa de Assistência de Advogados (CAA/MT), durante a campanha.

Para o conselheiro federal, sob o ponto de vista eleitoral "não é razoável que a questão tratada nos autos se resolva perante o Poder Judiciário". Farias justifica que a própria decisão de Bearsi repassa ao Conselho Federal a palavra final sobre a acusação de fraude eleitoral.

Segundo ele, caberá à Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB apreciar a impugnação feita pela Comissão Eleitoral contra a chapa de Capataz.

A decisão foi derrubada na Justiça Federal horas antes de iniciada a votação em 28/11, garantindo a participação de Leonardo Campos na eleição.

Mesmo com o impasse, Capataz venceu o pleito obtendo 2.483 votos, 689 a mais que o 2º colocado, José Moreno, que garantiu 1.794 votos.

 
Imprimir