Imprimir

Imprimir Notícia

31/12/20 às 11:05 | Atualizada: 31/12/20 às 11:25

Estudantes de escola em Cuiabá mandam recados para 2021

Mesmo sem as aulas presenciais, os estudantes da Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença, localizada no bairro Tijucal em Cuiabá, apresentaram seus desejos para o próximo ano e mandaram recado para 2021. A iniciativa foi proposta por professores/as que motivaram as turmas a mandar recados, desenhos, poesias para confecção do mural da escola com o tema “Recado para 2021”, neste mês de dezembro.

No mural podem ser encontrados desejos de saúde, amor e principalmente, uma vida melhor sem ter que conviver com o novo coronavírus. Uma estudante do primeiro ano desenhou um vírus e uma marca de xis para simbolizar o fim da doença. Outra estudante relatou que deseja um ano melhor e que haja saúde e emprego para as pessoas. A poesia da professora Lucileide Queiroz traz muita harmonia e esperança para o ano que se aproxima.

As produções educomunicativas demonstram o quanto a escola está conectada com os estudantes mesmo não tendo aulas presenciais, conforme avalia a diretora, Cislene Moura. “A participação dos estudantes é uma demonstração que a escola faz parte da realidade de cada um mesmo não tendo aulas presenciais, mostra que há uma conexão com a escola mesmo com a pandemia e o isolamento social”.

Para a elaboração do mural, as turmas foram motivadas a mandar suas produções por meio de aplicativos de conversa ou entregar na secretaria da escola. Além das aulas online, que foram uma oportunidade para se falar sobre as expectativas para o ano que se aproxima, também houve participação de pais e responsáveis que escreveram seus recados quando vieram à escola realizar a rematrícula.

O aluno do 7º ano, Eduardo dos Santos, mandou recado para 2021: “Desejo que tudo melhore para que eu possa aprender a tocar violão e viajar para o Rio de Janeiro e conhecer a estátua do Cristo Redentor”. A professora Thamires Campos afirma que o ano de 2020 foi desafiador, muitas dificuldades ocorreram, mas a esperança é que o ano de 2021 seja bem melhor.

“Ficamos felizes com a participação dos estudantes na elaboração do mural, mesmo a distância, e percebemos o quanto a esperança permeou os recados que recebemos. Cada produção tem o seu valor e dá a oportunidade para que quem participa de se expressar e partilhar seus sentimentos. Muita energia positiva para o ano que se aproxima!”, avalia a coordenadora Marcela Brito.
 
Imprimir