Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/20 às 08:42

Neurilan atual presidente da AMM ainda não conseguiu montar chapa e Mauro Rosa prefeito de Água Boa entra na disputa

O atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL), pode não disputar a reeleição da entidade diante da falta de apoio de padrinhos políticos e da dificuldade em montar um grupo de prefeitos para poder formar sua chapa. 

Apesar de ser o atual presidente, Neurilan ainda não conseguiu ter maioria ao seu lado, inclusive um de seus vice-presidentes, o prefeito de Canarana, Fábio Faria (DEM), já tinha declarado que irá sair do grupo de Neurilan, caso ele busque a reeleição. 

Quem está confirmado na disputa, que deve ocorrer em 15 de dezembro, é o atual prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, o popular Maurão. Ele inclusive conta com apoio de peso para angariar votos, como é o caso do senador Carlos Fávaro (PSD), do deputado federal Neri Geller (Progressistas) e deputados estaduais Nininho (PSD) e Valmir Moretto (Republicanos). Outra força conquistada por Maurão é o apoio de Mauro Carvalho, atual secretário chefe da Casa Civil. Ele seria o presidente de honra, caso Maurão seja eleito. 

Segundo informações obtidas pela reportagem nos bastidores, Maurão está com mais de 60 prefeitos apoiando sua candidato e, se isso se concretizar, ele poderá ser eleito, pois votam apenas 120 municípios que são filiados a AMM. 

Visando reverter essa condição de ter menos aliados, Neurilan esteve com o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, e pediu que ele fosse o presidente de honra de sua nova gestão. 

Botelho aceitou o convite. Porém, Neurilan confirmou à reportagem que ele não pediu que Botelho fizesse nenhum telefonema pedindo que os prefeitos entrassem na campanha devido sua força política. 

Neurilan ainda não declarou com quem está fechado para sua possível candidatura, mas tudo leva a crer que se Maurão formalizar uma chapa com mais de 60% dos prefeitos votantes, ele deve anunciar que não será candidato. 

Vale ressaltar que os prefeitos eleitos esse ano não irão votar nessa eleição da AMM. Eles votarão apenas em 2023. Essa eleição será decidida apenas pelos prefeitos que estão no cargo. 

O voto será presencial e on line no dia 15 de dezembro e o resultado sai no mesmo dia, por volta das 18h. Vale ressaltar que a posse acontecerá dia 15 de janeiro, na AMM, em Cuiabá. 

Neurilan Fraga está no comando da AMM desde 2015 quando ainda era prefeito de Nortelândia. Porém, em 2016, ele conseguiu mudar o estatuto permitindo que ex-prefeitos pudessem se candidatar a presidência da AMM.

Foi reeleito em 2017 já sem o mandato de prefeito, e sendo reeleito pela segunda vez no final de 2018. Agora, Neurilan está em busca do 4º mandato a frente da entidade, mesmo sem ser prefeito.
Imprimir