Imprimir

Imprimir Notícia

23/11/20 às 08:02

A Velha Política - Em Mato Grosso, caciques políticos buscam se eternizar no Poder

Em alguns municípios eles voltaram; em outros, tentaram, sem sucesso; e ainda em outros mais se fizeram representar por parentes.

São ex-prefeitos que afastados do poder lutaram nas urnas para reconquistá-lo, como fez Meraldo de Sá (PSD), em Acorizal, que, mesmo sub judice, venceu a eleição.

Tanto nas prefeituras quanto nas câmaras a renovação é lenta ou gira em torno de grupos.

Analistas avaliam que a reversão desse cenário será demorada em razão do controle partidário por parte de caciques regionais que movimentam as peças da engrenagem política nas cidades.

Meraldo, por duas vezes, foi prefeito e conquistou suplência de deputado estadual. Se elegeu com 48,61% dos votos.

Por amostragem, o DIÁRIO destaca a luta pela eternização no poder municipal mato-grossense.

Roberto França (Patriota) é um dos políticos mais conhecidos em Cuiabá, onde foi vereador, presidente da Câmara e prefeito em dois mandatos consecutivos.

França também foi deputado federal, deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa.

Tentou voltar à prefeitura, mas ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 4,49% da votação.
Seu vice foi o vereador democrata Marcelo Bussiki.

Abílio (Podemos) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disputarão o segundo turno.

Nelson Antônio Orlato, 73 anos, foi prefeito de Pedra Preta em dois mandatos e cumpriu o último até 31 de dezembro de 1996.

Orlato (PSB) recebeu 39,12% dos votos e novamente foi eleito para o cargo. Seu principal concorrente foi o prefeito Juvenal Brito (MDB), que recebeu 24,49% da votação.

Em Sinop, o deputado federal Juarez Costa (MDB) disputou a prefeitura, sem sucesso.

Juarez foi deputado estadual por duas vezes foi prefeito do município.

Roberto Dorner (Republicanos) venceu com 49,1% dos votos, Juarez foi o segundo (27,5%) e Jorge Yanai (Podemos) ficou em terceiro com 14.55%.

Tonho do Menino Velho é o apelido de Antônio Rodrigues da Silva, que foi prefeito de Poxoréu em dois mandatos.

Ficha suja, Tonho é inelegível e, por isso, lançou sua mulher Cyntia Pereira Carneiro para prefeita pelo MDB.

A proposta de Tonho do Menino Velho não emplacou e Cintya recebeu apenas 35,74% da votação. O vencedor foi Nelson Paim (PDT), que se reelegeu com 64,26% dos votos.

Maurício Tonhá (DEM) foi vereador, presidente da Câmara e duas vezes prefeito de Água Boa.

Tentou a reeleição, recebeu 48,43% dos votos e foi batido por Mariano Kolankiewicz (MDB) com 51,57%.

Em São Félix do Araguaia, o ex-prefeito em dois mandatos, Uslei Gomes (MDB) se lançou novamente ao cargo, mas foi batido pela prefeita Janailza Taveira (SD) que recebeu 47,53% dos votos. Uslei foi o terceiro colocado, com 20,32%.

Na primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, Jacob André Bringsken (MDB) se elegeu com 64,17% dos votos.

Seu adversário foi o ex-prefeito Wagner Vicente (DEM) que cravou 35,83%. André, por duas vezes, foi prefeito de Vila Bela; é vice-prefeito reeleito tendo sido vice de Wagner Vicente.

Mauro Businaro, o Maurão (MDB), foi vice-prefeito e duas vezes prefeito de Porto Estrela.

Tentou novo mandato na prefeitura e ficou em terceiro e último lugar com 9,34% dos votos no pleito vencido por Eugênio Pelachim (PSC), que se reelegeu com 62,88% da votação.

Priminho Riva (PL) foi prefeito reeleito em Juara. Tentou novamente disputar a prefeitura, mas, por ser ficha suja, sua candidatura foi impugnada.

Impugnado também foi o ex-prefeito de Porto dos Gaúchos, Revelino Trevisan (PL), que se lançou candidato, mas teve o pedido de registro de candidatura indeferido.

Percival Muniz acumulando ações judiciais por supostas improbidades administrativas enquanto prefeito de Rondonópolis lançou o primo e vereador Thiago Muniz (DEM) para prefeito.

Zé do Pátio (SD) se reelegeu com 43,87% dos votos, Luizão (Republicanos) recebeu 20,31%, Cláudio Ferreira (DC) cravou 17,21% e Thiago ficou em quarto lugar com 13,62%.

Parassu Freitas (MDB), com 47,69% dos votos, venceu a eleição para prefeito de Luciara, município que administrou anteriormente. Seu principal adversário foi o presidente da Câmara, Nazirio Oliveira Santos (PSB), que recebeu 47.08% dos votos.

Em dois mandatos consecutivos, Layr Mota foi prefeito de Figueirópolis D’Oeste, presidiu a Empaer e foi suplente de deputado estadual.

Filiado ao PSD se candidatou novamente a prefeito recebendo 46,08% dos votos no pleito vencido por Eduardo Flausino (Republicanos), com 53,92%.

Assis Raupp (MDB), com 19,49% e Nelci Capitani (Podemos), com 7,89% disputaram a prefeitura de Colniza, município onde foram prefeitos. O pleito foi vencido por Miltinho (PSC) com 29,23%.

Vice-prefeito de Salto do Céu eleito em 2013, Mauto Teixeira Espíndola, o Professor Mauto (SD), se elegeu prefeito em candidatura única tendo em sua chapa o atual vice-prefeito Almerindo Clara Pereira (DEM).

Em janeiro de 2011, o prefeito de Tabaporã, Edson Rosso, morreu vítima do diabetes e assumiu o vice Percival Cardoso Nóbrega. Em 2012 Percival se elegeu para a prefeitura. Nessas eleições Percival (PSB) concorreu com o prefeito Sirineu Moleta ((MDB) que venceu o pleito com 42,99% da votação; Percival recebeu 40,77%.

Em Água Boa, o vereador Ari Zandoná (DEM) se reelegeu para o nono mandato consecutivo. Em 32 anos, de vereança Zandoná presidiu a Câmara, ao longo de 12 anos.
Imprimir