Imprimir

Imprimir Notícia

08/10/20 às 16:50

Estudantes de MT se destacam em número de projetos aprovados no Inova Senai 2020

Bebida vegetal fermentada de inhame, filtro de ar condicionado ecológico e Snacks do peixe tambatinga foram alguns dos projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) aprovados no Inova Senai 2020. De acordo com o edital, cada estado poderia ter até 10 projetos aprovados. Mato Grosso conquistou a aprovação de nove, foi superado apenas por São Paulo.

A iniciativa nacional é realizada a cada dois anos para apresentar e valorar a capacidade de inovação dos estudantes e instrutores do Senai em cada estado do país.

O Inova 2020 tem o objetivo de promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de negócios inovadores. A iniciativa contempla desde a concepção do projeto, planejamento, execução até a apresentação e negociação com possíveis investidores e clientes.

Entre os projetos de inovação aprovados, cinco são do Senai Sinop e quatro são da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT). O total de projetos aprovados representa o melhor resultado de participação da instituição nos últimos anos do Inova.

“É um orgulho para o Senai MT ser um destaque nacional no Inova, que é um termômetro que mede a qualidade das propostas de inovação desenvolvida por estudantes e professores em todo país”, afirmou a Diretora Regional Lélia Brun. Segundo ela, o desempenho demonstra o comprometimento da instituição em inserir de forma prática os conceitos da inovação e da tecnologia na educação profissional e tecnológica tendo como consequência o desenvolvimento de profissionais capazes de promover a inovação na indústria.

A próxima etapa é o ciclo de mentorias para melhorias dos projetos, que serão apresentados pelos estudantes entre os dias 24 e 27 novembro. A ação ocorrerá durante a Semana de Inovação promovida pelo Senai Nacional, que será on-line neste ano devido à pandemia.

Projetos inovadores aprovados

O Inova 2020 selecionou os projetos bebida vegetal fermentada de inhame, filtro de ar condicionado ecológico, monitoramento de uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em tempo real e o glass concret (concreto que utiliza vidro em substituição à brita e aumentando a resistência). Barra de cereal de fígado, para aumentar o valor nutricional rica em ferro para auxiliar no combate à anemia e os sistema automatizado de controle de qualidade produção de copos são algumas das propostas.

Foram aprovados também os projetos de fabricação de placas pré-moldadas para calçadas com uso de garrafas PETs e Snacks do peixe tambatinga utilizando o sistema de produção de Carne Mecanicamente Separada (CMS), já amplamente utilizada em frigoríficos bovinos. Há, ainda, o projeto de rastreabilidade bovina de baixo custo e sem a necessidade de internet, com foco nos pequenos e médios produtores para contribuir com uma melhor gestão e aumento da produtividade.
Imprimir