Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/20 às 13:56

Extensão - Unemat promove live com premiado jornalista comunitário Rene Silva

O premiado jornalista comunitário Rene Silva participará de evento on-line “Conectando a extensão: Como fazer a universidade ser comunidade?”, que acontecerá na próxima terça-feira (22), às 13h30 (horário de MT). A inscrição é gratuita, aberta a toda comunidade e pode ser feita até a data do evento, clicando aqui. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube da Unemat

Rene Silva foi considerado, pela Revista Forbes, um dos jovens com menos de 30 anos mais influentes do mundo. O jornalista é criador da Voz das Comunidades, que mantém correspondentes em nove comunidades do Rio de Janeiro, contando com um jornal impresso, um portal e um aplicativo próprio.

Com mais de 400 mil seguidores na rede social, @vozdascomunidades é um dos maiores veículos de comunicação comunitária do País. A linha editorial promove uma visão humanizada da favela, diferente do estigma de "zona de guerra", visto em jornais brasileiros diariamente.

Para quem fizer inscrição, o certificado de participação é de 4 horas. O evento é realizado pelas Pró-reitorias de Assistência Estudantil (Prae) e Extensão e Cultura (Proec) da Unemat.

Conheça mais!

Rene Silva começou a relatar os problemas da comunidade em que nasceu, aos 11 anos no jornal de sua escola e, em 2010, com a invasão do Complexo do Alemão pelo Estado, o jovem ganhou notoriedade no Twitter. Por lá, jornais do mundo todo acompanhavam em tempo real o que estava acontecendo nos Complexos do Alemão e Penha, já que a grande mídia não conseguia acessar a favela em guerra.

Atualmente, o ativista tem mais de 200 mil seguidores no seu perfil do @eurenesilva e já ganhou o prêmio Shorty Awards, que homenageia os melhores criadores de conteúdo nas redes sociais. Mais tarde, foi considerado pelo jornal britânico The Guardian, um dos 6 jovens que estão mudando o mundo e pela Revista Forbes, um dos jovens com menos de 30 anos mais influentes do mundo. Já em 2018, foi considerado um dos 100 negros mais influentes do mundo, pela organização MIPAD (Most Influential People of Africa Descent).

Além disso, Rene, de 26 anos, teve o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica duas vezes, a primeira em Londres (2012) e nos Jogos do Rio (2016). Também participou de uma campanha publicitária ao lado do neto de Martin Luther King Jr. e da neta de Mahatma Gandhi. Hoje, além de jornalista e ativista social, Rene também é empreendedor do setor alimentício, sua hamburgueria artesanal, o RBurguer foi fundada, em 2019, e atende por delivery.
Imprimir