O Araguaia perde competitividade por falta de estradas
Após tomar conhecimento das dificuldades de transitar pela MT-326 (Rodovia do Calcário), trecho que liga Cocalinho a Nova Nazaré, nas proximidades da mineradora Roncador, o vereador por Barra do Garças, Julio Cesar que foi escolhido como 1º suplente na chapa do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), disse que a cena é desoladora. (Veja matéria relacionada no final do texto).
Imagens feitas pelo repórter Divino José de Água Boa, neste último sábado (15), usando drone, mostra como aquela parte do Araguaia foi castigada pela chuvas deste ano. Diante do registro Julio Cesar comentou: “sabemos da força que nossa região tem na produção de grãos e na criação de gado e por isso mesmo é que precisamos avançar para sermos mais competitivos”.
O vereador disse ainda que o Araguaia tem mais de 3 milhões de hectares prontos para produzir, mas estão de mãos atadas pela falta de infraestrutura, de boas estradas, como é o caso do trecho de pouco mais de 120 quilômetros na BR-158, próximo à região Sul do Pará.
"O Nilson foi um deputado que marcou posição na Câmara Federal por sua atuação, coerência e sensatez. Acredito que ele, com senador da República, fará muito mais e eu quero estar aqui no Araguaia dando segmento ao seu mandato".
O tucano lembrou que a época em que Nilson Leitão foi deputado (até 2018), e várias cidades receberam emendas suas para investir em pavimentação e de sua constante luta em Brasília pela conclusão do trecho da BR-158 e de sua luta pela aprovação da PEC 215 para que a reserva indígena xavante, antiga Suiá-Missú fosse cortada pela rodovia.
“O Nilson foi um deputado que marcou posição na Câmara Federal por sua atuação, coerência e sensatez. Acredito que ele, com senador da República, fará muito mais e eu quero estar aqui no Araguaia dando segmento ao seu mandato”, disse.
“Sei que existem rodovias como a 158 e a 242 que cortam o Araguaia e que precisam ser concluídas a todo custo, assim como a própria MT-100 onde alguns trecho (entre Pontal do Araguaia à Alto Araguaia) aguardam do governador Mauro mendes uma solução. Outro trecho dessa rodovia que precisa ser pavimentado é de Araguaiana à Santa Terezinha, margeando o Araguaia.
Reprodução
Ex-deputado federal Nilson Leitão, agora é candidato ao Senado
Em defesa de Nilson Leitão o vereador lembrou da luta quando deputado para melhorar a situação da saúde no Araguaia, como a destinação de emenda a Barra do Garças no valor de 500 mil reais, assim como atuação junto ao então governador Pedro Taques para que aquele governo aumentasse o repasse estadual, de 150 mil para quase 1 milhão reais ao Hospital Municipal de Milton Morbeck em Barra que hoje conta com 10 leitos de UTI que atende o Araguaia e outras regiões.
Voltando à MT-326, a situação é tão crítica que existem moradores da região que estão praticamente ilhados neste período de intensas chuvas.
Segundo Julio Cesar as estradas de chão estão cheias de buracos, atoleiros, água e lama. A rodovia tem trechos inundados que deveriam ter sido levantados aterros na época da seca, o que permitiria agora um tráfego normal durante as chuvas.
Um bitrem ficou atolado por vários dias no local. As imagens aéreas realmente assustam e mostram quanta água foi liberada pelo córrego Molha Mala.
A rodovia estadual que está incluída no Programa do Governo do Estado MT-Integrado encontra-se sob responsabilidade da empresa Guaxe. Naquele trecho restam cerca de 50 quilômetros a serem concluídos a pavimentação, sem contar uma ponte de sobre o rio das Mortes, (no Porto das Balsas), orçada em 50 milhões de reais.