Imprimir

Imprimir Notícia

02/03/20 às 11:09

UFG fica entre 11 melhores universidades brasileiras no 'Ranking de Shangai'

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi classificada como uma das 11 melhores universidades do Brasil pelo Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo de 2019 (ARWU). Divulgado pela Shanghai Ranking Consultancy, o ranking analisa as instituições de ensino que ganharam prêmios, que tem pesquisadores mais citados e trabalhos de prestígio publicados.
 
Na lista nacional, a UFG está empatada com: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Por isso, todas ficam entre 8º e 11º lugar.
 
Já no ranking internacional, a UFG está entre os 700 primeiros colocados de 1 mil analisados pela organização.
 
Universidade Federal de Goiás - UFG no Setor Leste Universitário em Goiânia — Foto: Vanessa Chaves/G1
Universidade Federal de Goiás - UFG no Setor Leste Universitário em Goiânia — Foto: Vanessa Chaves/G1
 
Realizado desde 2003, o ranking avalia a performance das instituições de ensino e dos ex-alunos. Segundo o portal da ARWU, são analisados os desempenhos de funcionários e estudantes nas seguintes áreas: matemática, física, química, ciências da computação, economia/administração e sete engenharias.
 
Os responsáveis por ranquear as universidades avaliam quantos desses profissionais já ganharam prêmios de reconhecimento internacional, como prêmios Nobel, nas áreas citadas.
 
Outra forma de avaliar as instituições, é por meio das publicações de artigos acadêmicos e citações dos profissionais vinculados ou ex-alunos. As universidades respondem a uma pesquisa detalhada que pede informações justamente sobre esses trabalhos.
 
A partir das analises, a universidade com melhor desempenho em cada índice recebe a pontuação "100" naquele quesito e as demais são avaliadas a partir dela, recebendo a pontuação como porcentagem.
Imprimir