Imprimir

Imprimir Notícia

25/02/20 às 18:39

Juína proíbe circulação de cães sem focinheira

Os vereadores de Juína aprovaram a lei que proíbe a circulação de cães de grande porte sem focinheira e guia curta. Quem desobedecer a nova lei pagará multa de R$ 1,5 mil, valor que será dobrado em caso de reincidência.
 
O projeto determina que animais de médio e grande porte devem usar focinheira, coleira e guia curta, para evitar incidentes. O dono também é obrigado a recolher as fezes do cachorro.
 
A questão foi aprovada por unanimidade em duas sessões e já recebeu a sanção do Executivo. Em caso de ataques - seja a pessoas ou outros animais - o animal será submetido à avaliação de um profissional, que definirá a periculosidade e a necessidade de se manter afastado das áreas públicas.

 
 
São exceções à lei os cães de resgate e guarda da Polícia Militar, que são treinados para convivência em público e não precisam usar focinheiras.
 
Para divulgar a nova lei, a Prefeitura irá realizar campanhas educativas, assim como a instalação de placas indicativas em ambientes públicos como praças e espaços esportivos.
Imprimir