Imprimir

Imprimir Notícia

06/02/20 às 07:36

TRE cria dois novos locais de votação para atender 7 aldeias indígenas de MT

Os eleitores de sete aldeias indígenas de Mato Grosso vão votar em dois novos locais criados pela justiça eleitoral. De acordo com a determinação do juiz da 44ª Zona Eleitoral, Diego Hartmann, os eleitores das aldeias Sankorassan, Nasseportiti, Kressan, Sankwe, Cororoti e Mkrankon votarão na Escola Indígena da Aldeia Sankorassan, região fronteiriça com o município de Matupá. Já os eleitores residentes na área indígena Mekragnoti votarão na Escola Base Aérea, às margens da BR-163, no município de Guarantã do Norte. São cerca de 500 eleitores ao todo nas duas escolas.
 
O objetivo da criação dos dois locais de votação é racionalizar o trabalho e o deslocamento dos eleitores residentes nas aldeias indígenas. Segundo o juiz Diego Hartmann, a demanda foi feita pelos representantes das aldeias. “A criação desses dois novos locais de votação surgiu após reunião com representantes e caciques de aldeias indígenas da região e tratativas ao longo do ano de 2019. Nessas ocasiões ficou evidente a necessidade de criação de locais de votação para atender os eleitores indígenas da área dos Panara e Menkrangnoti na região fronteiriça dos municípios de Guarantã do Norte, Matupá e Altamira (Pará)”, explicou o magistrado Diego Hartmann.
 
Panorama em MT
 
Dados do Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso (TRE-MT) apontam que existem 14.171 eleitores indígenas no estado que votam em 46 locais distribuídos em 28 municípios: Nobres (1), Barra do Garças (3), General Carneiro (2), Barra do Bugres (1), São Félix do Araguaia (15), Santa Terezinha (1), Porto Esperidião (1), Tangará da Serra (2), Campinápolis (5), Juara (2), Confresa (1), São José do Xingu (1), Marcelândia (3), Peixoto de Azevedo (2), Juína (1), Feliz Natal (1), Santo Antônio do Leverger (1), Barão de Melgaço (1), Guarantã do Norte (2), Rondonópolis (1), Poxoréu (1), Bom Jesus do Araguaia (1), Brasnorte (2), Gaúcha do Norte (3), Paranatinga (2), Campo Novo dos Parecis (1), Comodoro (1) e Rondolândia (1).
  Imprimir