Imprimir

Imprimir Notícia

03/12/19 às 12:54

Fazenda do Vale do Araguaia (MT) adapta sistema para aumentar o rebanho sem ampliar área

Como otimizar o uso da terra e produzir mais arrobas por hectare ao ano quando o tamanho da sua fazenda é um fator limitante? No Giro do Boi desta terça, dia 03, um exemplo de sucesso na intensificação da pecuária veio da Fazenda Águas Claras, propriedade do produtor Marcelo Rezende localizada em Serra Nova Dourada, no nordeste do Mato Grosso.

“As oportunidades para ele estavam muito restritas por causa do tamanho da propriedade, não é muito grande. O que ele fez? Ele resolveu intensificar a propriedade partindo para a recria e engorda (antes trabalhava somente com a cria). E, para fazer isto, ele adotou estratégia do semiconfinamento e confinamento com grão inteiro, que aí não precisa destinar uma área grande para a lavoura. Ele fez um projeto bem bacana e, como a gente brincou, é simples e funcional, mas atende o bem-estar animal [..], o gado dele é muito bem acomodado. Ele é muito caprichoso, muito trabalhador, ele mudou mesmo a fazenda”, explicou durante o quadro Giro pelo Brasil o originador da Friboi de Água Boa-MT Márcio Moraes.

Além do confinamento em si reforçar a produtividade da Fazenda Águas Claras, o pecuarista Marcelo Rezende colheu outros frutos como resultado de benefícios indiretos, por exemplo o desafogo para as próprias áreas de pastagens. “Hoje ele faz a recria e a terminação para aumentar a renda dele. Como ele teve foco no grão inteiro, ele também consegue otimizar a área de pastagem, fica essa pastagem à disposição dele o ano todo. […] É estratégia para passar uma seca bem tranquila porque na seca diminui utilização da forrageira, e agora (nas chuvas) a forrageira sai mais rápido, com mais capacidade de lotação, aumenta, cabe mais gado na fazenda sem ter que comprar mais terra”, acrescentou Moraes.

Como a fazenda tornou-se referência na região, Rezende vai apresentar o trabalho desenvolvido em dia de campo no próximo sábado, 07/12, à partir das 8h (horário de Brasília-DF). Mais informações e inscrições antecipadas podem ser feitas pelo telefone (66) 9 9610 0800.

“Uma coisa bacana é que ele deixou o negócio dele tão bem organizado que ele mesmo brincou que fez pra ele ganhar dinheiro, mas existe a possibilidade de até os próprios vizinhos usaram a estrutura. Se quiserem participar com ele, ele já está organizando um boitel para no futuro e atender até a região dele”, destacou ainda Márcio Moraes.
Imprimir