Imprimir

Imprimir Notícia

30/09/19 às 09:17

Findeslab: Programa que estimula soluções inovadoras encerra inscrições em 4 de outubro

Com o objetivo de encontrar soluções, por meio de startups, para desafios propostos por empresas como Vale, Shell e Unimed, o FindesLab está com inscrições abertas para o Programa de Empreendedorismo Industrial. Iniciativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), o projeto é uma nova alternativa para quem quer inovar no setor da indústria. Os empreendedores interessados podem se inscrever até 4 de outubro pela internet

O programa vai selecionar 20 startups nessa primeira etapa de seleção, das quais sobrarão 16. As empresas selecionadas vão receber suporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e instituições parceiras em mentorias e capacitações, inclusive as que são de fora do Espírito Santo, sede do FindesLab. 

“Esse programa atua baseado em inovação aberta e conecta os desafios das grandes empresas com soluções propostas por startups, spin offs (empresa derivada de outra empresa) e empreendedores que tenham boas ideias, ideias inovadoras, para solucionar esses desafios. Esse trabalho vai ser feito aqui, com nosso apoio”, explica a diretora de Inovação do SESI/SENAI do Espírito Santo, Juliana Gavini.

Os projetos selecionados devem seguir na linha de produtos, serviços, processos ou modelos de negócio inovadores. Também será oferecido um aporte de até R$ 200 mil por projeto, além de bolsa de extensão tecnológica de R$ 2 mil mensais durante um ano. .

“A comunidade empreendedora tem sido muito receptiva a esses desafios das empresas e entendeu que o FindesLab é um espaço aberto. E, como um bom hub (espaço que reúne empresas de base tecnológica), nossa missão é conectar”, ressalta Juliana.

Arte: Ítalo Novais/ Agência do Rádio Mais

Startups

Dados da Associação Brasileira de Startups mostram que o Espírito Santo possui 116 das 13 mil empresas dessa categoria, principalmente com atuação nas áreas de educação, vendas e marketing. A maioria delas está nas cidades de Vitória (80) e Vila Velha (18).

Desenvolvimento 

Para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Leonardo de Castro, a ideia do FindesLab é abrir uma porta para o futuro e permitir a expansão do ecossistema dos novos negócios.

“Acreditamos que o novo ciclo de desenvolvimento do Espírito Santo será fruto do surgimento de uma indústria mais inovadora e tecnológica. Não há nada mais inclusivo para a sociedade do que a inovação”, pontua Castro.

Apesar de ser uma iniciativa da indústria capixaba, o FindesLab se encaixa como um ponto focal para as empresas e empreendedores que buscam desenvolver ideias e soluções para os negócios em todo o país. Essa oportunidade, na avaliação do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), representa um avanço no setor de tecnologia e inovação. 

“A nossa educação ficou muito tempo à parte daquele compromisso real da sociedade e essas inovações vêm não só para produzir riqueza, mas para facilitar nossa vida, para trazer mais agilidade. Eu acho que o Findeslab é a pura expressão do conhecimento aplicado”, opinou.
Imprimir