Imprimir

Imprimir Notícia

12/08/19 às 11:55

Arte e história se misturam em exposição realizada em MT

A artista e arquiteta Nadja Lammel, que tem em seu currículo participações em importantes eventos como a Semana de Art Basel, maior feira de artes e design do mundo, realizada em Miami, participa da Mostra de Arquitetura e Interiores do Norte de Mato Grosso ‘Iluminare’, que ocorre no município de Sinop entre os dias 09 e 18 de agosto de 2019, no Centro de Eventos Ghizoni.

A mostra reúne grandes tendências em arquitetura, decoração, iluminação e paisagismo, trazendo vários ambientes e espaços montados por profissionais renomados, que celebram a beleza, a funcionalidade e a inteligência dos espaços. “Neste contexto, estarei presente com uma exposição conceito denominada Barroco MT, no espaço Ademilar, com curadoria do arquiteto Celso Tolon”, diz a a artista Nadja Lammel.

A exposição aborda uma visão sob a perspectiva mato-grossense do barroco brasileiro, agregando o estilo da artista a um dos principais momentos da arte brasileira, que teve como marca o artista renomado internacionalmente Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, que foi e continua sendo um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

“Nadja Lammel traz uma visão contemporânea traduzindo em linhas sua visão inusitada, que mescla técnicas de rococó e barroco em três telas que interagem com uma pintura na parede principal, criando efeito de continuidade e tridimensionalidade”, informa o empresário da arquiteta, Guilherme Chaves.

Nadja Lammel já participou de mais de 10ª exposições, e explica que é especial poder levar um pouco da arte de MT para outros lugares. "Meu trabalho é em si um mapa de Mato Grosso, e abordo nele coisas como as cores do guaraná, semente da Amazônia, cultivava por indígenas na região onde nasci, Alta Floresta, cidade localizada no interior de Mato Grosso, conhecida como a entrada da Amazônia".

Iluminare
A Iluminare é uma realização da empresária Val Araújo, da Kazza Decor, e já faz parte do calendário regional. “A exposição nasceu dentro da Kazza Decor (loja de móveis e decoração), no ano de 2014, para auxiliar e dar dicas sobre decoração aos clientes e ao público em geral. Naquele primeiro ano, fizemos com oito arquitetos, mas na segunda edição já ficou insustentável dentro da loja, pois empresários parceiros e os profissionais da área abraçaram o evento”, conta a empresária.
Imprimir