Imprimir

Imprimir Notícia

19/07/19 às 11:12 | Atualizada: 19/07/19 às 11:17

Juruena - Melhoramento genético de touros é tema de palestra da Acrimat na 26ª Expojur

O diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, ministrará a palestra “Da cria ao abate: Mais carne, mais lucro”, neste domingo (21), durante a 26ª Expojur, realizada em Juruena. “Nosso objetivo é levar conhecimento aos pecuaristas, e em retorno temos a oportunidade de levantar a demanda de cada região, de conhecer melhor as necessidades de nossos pecuaristas”, destaca Manzi.

A palestra visa esclarecer o público em geral, mas mais especificamente para aqueles que buscam adquirir touros ou realizar o melhoramento genético dos que já possui, sobre temas como componentes do sistema de produção, estratégias de melhoramento, raça melhor adaptada, touros geneticamente superiores e assunto correlacionados.

Além disso, atende uma demanda de mercado, pois a pecuária nacional vive uma era de valorização de resultados rápidos e a tecnologia de melhoramento genético vem otimizando os trabalhos no campo, tornando-o cada vez mais exigente, com foco na precisão e lucratividade.

“Quem planeja a compra de touros acaba por levantar questões como o que levar em conta nos sistemas de produção; cria e recria; engorda a pasto; suplementação a pasto; terminação em confinamento; precoce, superprecoce... para assim ter conhecimento e, no final, obter o que todos desejam: carne de qualidade”, explica o diretor técnico da Acrimat.

A abordagem de assuntos como valor genético; masculinidade e libido; funcionalidade e aprumos; capacidade fecundante; características raciais; harmonia e conformação frigorífica também serão levados à palestra. “Falamos desde como obter sucesso na produção e aquisição de touros, passando pela avaliação genética mais avaliação zootécnica, funcional e reprodutiva; até onde e como comprar os animais; mostramos um painel bem completo ao público que tenha interesse”, acresce Francisco Manzi.

A avaliação do impacto econômico de touros melhoradores, o valor do animal ao abate (recria e engorda) e a reposição de fêmeas/reprodutores são outros temas essenciais para quem quiser saber um pouco mais sobre a cria de touros e o melhoramento genético do animal.

O evento, realizado pelo Sindicato Rural do município, Sistema Famato e Acrimat, conta com apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Juruena.
Imprimir