Imprimir

Imprimir Notícia

21/01/19 às 12:43

Youtuber gaúcho lista 7 atrativos que fazem de MT o melhor Estado do Brasil; confira!

Em um dos vídeos mais vistos em seu canal no Youtube, o gaúcho Diogo Elzinga listou sete atrativos e um compilado de pontos turísticos que fazem de Mato Grosso o melhor Estado do Brasil. E aos desaviados, o youtuber alerta: Mato Grosso não é do Sul e nem do Norte, é só Mato Grosso.

Já são mais de 61.490 visualizações no vídeo que responde “Por que o Mato Grosso é o melhor Estado do Brasil”. Entre os Estados já “desvendados” por Diogo no que chama de “uma saga de exploração pelo país”, o nosso é o único que ganhou o adjetivo.

Com bom humor, Diogo conta aos seguidores que Mato Grosso está localizado no Centro Geodésico da América do Sul. “Em resumo, isso quer dizer que o pessoal de Cuiabá fica longe pacas de uma praia”. O que na sua opinião não é um problema, já que como narra no vídeo, Mato Grosso possui um dos maiores volumes de água doce do mundo: “O Estado é considerado a caixa d’água do Brasil”, brinca o youtuber.

Produtor de conteúdos relacionados a turismo e cultura brasileira, Diogo Elzinga começou a fazer vídeos para internet no início de 2016. Aos 27 anos, o gaúcho de Passo Fundo (RS) foi criado em Chapecó (SC) e reside em Caxias do Sul (RS). Jornalista e ator, já apresentou diversas peças de teatro e um programa de televisão local chamado “Entubo na TV”.

Além dos sete atrativos abaixo, foram citados, entre os principais pontos turísticos, o município de Jaciara (cidade dos esportes radicais), Vale do Araguaia, Alta Floresta, Aripuanã, a Lagoa da Lua (em Primavera do Leste) e Campo Novo do Parecis com seus campos de girassóis.

Confira as dicas de pontos turísticas e passeios do youtuber:


(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)
1. Chapada dos Guimarães

“O parque nacional de Chapada dos Guimarães é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil já que são 320 km² de área, mais de 150 km de paredões, paisagens exuberantes, diversidades de espécie da fauna e flora e cachoeiras”, ressalta Diogo.

Como dica de passeio, ele indicou as cachoeiras Véu de Noiva, Prainha e a das Andorinhas, Caverna de Pedra, o Morro de São Gerônimo, Mirante Geodésico e, especialmente, a Caverna Aroe Jari.


(Foto: Acervo Iphan)
2. Pantanal Mato-Grossense
“Ir a Mato Grosso e não conhecer o Pantanal é um baita desperdício de oportunidade”, tascou Diogo. “Se você gosta de biodiversidade, esse é o melhor lugar para visitar, já que possui a maior concentração de fauna selvagem do mundo. É lá que você vai encontrar onça pintada, jacaré, ariranha, arara, cururu e, com certeza, o tuiuiú”, indicou.

O youtuber ainda lembra que são mais 140 mil hectares de área no sudoeste do Estado, onde convergem os rios Cuiabá e Paraguai, mais precisamente no município de Poconé (100 km).
 


3. Serra do Roncador
No conjunto de montanhas e picos mato-grossense, são cerca de 800 km de formações rochosas, paredões, chapadões, cavernas, grutas e pinturas rupestres em Barra do Garças, além da cordilheira que divide o Rio Xingu e Araguaia. “É uma das regiões mais inexploradas do Brasil, considerada um tesouro de Mato Grosso”, explica Diego.

Como dica de passeio, ele indica o lago de águas cristalinas chamado de “Portal”, além das trilhas “Dedo de Deus” e das “Torres Gêmeas”.


4. Parque Nacional do Juruena
Localizado na divisa de Mato Grosso com o Amazonas, o Parque Nacional do Juruena conta com quase 2 milhões de hectares de contato direto com a natureza, uma das maiores unidades de conservação do Brasil.


(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)
 
5. Cuiabá
Conhecida pelo youtuber como “Cidade Verde”, a capital mato-grossense é considerada, por ele, um exemplo de uma bela mescla de arquitetura “nova” e “antiga”. “Procurem visitar o Centro Histórico, tem muitas casas coloniais que contam histórias da região. Se forem procurar Mato Grosso, procurem Cuiabá, porque todos esses lugares ficam em um raio muito próximo. É um ótimo lugar para se hospedar, comer e desbravar”, ressalta Diogo.

Como dica de passeio, ele indica a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho – conhecida por imitar a Catedral de Notre Dame de Paris –, Catedral Bom Jesus de Cuiabá, o Parque Mãe Bonifácia, Museu Rondon e Obelisco do Centro Geodésico.


(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)
 
6. Vila Bela da Santíssima Trindade
“[A primeira capital mato-grossense] tem um potencial turístico e histórico que muita gente não sabe, mas, se soubesse, visitaria sem dúvida nenhuma. Um típico lugar que você não imagina que existe no Brasil. Bem no centro da cidade, você pode conhecer as ruínas do que era uma Catedral do período Colonial”, explica Diogo.

Como dica de passeio, o youtuber indica ainda o Parque Ricardo Franco, a Cachoeira dos Namorados, Cachoeiras do Jatobá e o balé dos Botos-Cor-de-Rosa no Rio Guaporé.


(Foto: Karina Cabral/ O Livre)

7. Nobres
Localizado a 140 km de Cuiabá, o município de Nobres encanta pela Lagoa Azul, onde dá para nadar com os peixes e mergulhar no Rio Salobra. “São diversas lagoas cristalinas, cavernas grutas, cachoeiras e uma infinidade peixes”, explica Diego. Por lá, ele indica os passeios de flutuação e boia cross no Rio Estivado, além da visita à Lagoa das Araras.

Ver o vídeo abaixo

 
Imprimir