Imprimir

Imprimir Notícia

24/11/18 às 21:56

Temporada de turismo no Mato Grosso deve atrair ainda mais turistas em 2019

Com o fim de 2018 batendo a porta, as previsões econômicas de 2019 já estão sendo feitas. Uma das surpresas é que para o próximo ano o número de turistas visitando o estado deve subir, o que contribui positivamente para o aumento da circulação monetária e para o microempreendedor que fornece produtos e serviços para o turista que busca o melhor pacote turístico, a melhor estadia ou o melhor seguro viagem, por exemplo.

A previsão é positiva por conta dos recentes anúncios do atual ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que promete destinar cerca de 40 milhões de reais para o estado do Mato Grosso. Esses recursos serão utilizados em diversas obras para a melhoria da infraestrutura turística de 15 cidade no interior do estado e da capital, Cuiabá. A capital que completará 300 anos em 2019 receberá cerca de 17 milhões de reais que serão utilizados para fomentar importantes obras turísticas na cidade.

“Mato Grosso tem um enorme potencial turístico com um diferencial importante que é o fato de agregar 3 biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Precisamos atrair mais turistas e consequentemente mais investimentos. Para isso é necessário a infraestrutura e por esse motivo o anúncio que fazemos aqui é tão importante” foi o que disse o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Os outros 15 municípios que receberão financiamentos serão: General Carneiro, Nova Brasilândia, Pedra Petra, São Félix do Araguaia, Matupá, Novo São Joaquim, Sinop, Vera, Aripuanã, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Santa Terezinha e Vila Rica. Dos investimentos mais importantes, se destacam a construção do Parque Ecológico em Nova Brasilândia e a revitalização de toda a infraestrutura turística do Parque Florestal de Sinop.

Esses resultados na capital são fruto do trabalho conjunto da secretaria de turismo de Cuiabá, Ministério do Turismo e da Embratur, que após o início das parcerias já registraram o aumento de 20% no turismo da cidade.

Outro resultado importante foi o recebimento do primeiro selo Prodetur + Turismo do Centro-Oeste. Esse selo é um documento que garante a prioridade na linha de crédito diretamente para o munícipio. Será alocado ao turismo regional o valor de R$ 300 milhões com o objetivo de fortalecer o turismo reformando e incrementando a infraestrutura de destinos turísticos. Na cerimônia de entrega do selo o Prefeito reafirmou a importância do investimento para o aniversário de 300 anos da cidade de Cuiabá:  “Estamos muito felizes nessa cerimônia, porque com esses recursos vamos poder fazer mudanças importantes na infraestrutura turística da cidade como parte das comemorações de 300 anos da nossa cidade”, disse o prefeito.

Todos os valores são parte da linha de crédito disponibilizada pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- que contam com um total de R$ 5 bilhões. O programa denominada, Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur+Turismo) dispõe esse montante para qualquer estado, município ou até mesmo empresários interessados em fazer investimentos no setor do turismo.
Imprimir