Imprimir

Imprimir Notícia

01/11/18 às 15:54

6 dicas para tirar a empresa do vermelho

A grave recessão que assola a economia brasileira nos últimos anos – e ainda sem data para terminar – impactou profundamente até os mais robustos setores do mercado. Não é à toa que muitas empresas sofram com o caixa no vermelho, principalmente as micro, pequenas e médias.
 
De acordo com o IBGE, 341,6 mil empresas fecharam as suas portas no Brasil entre 2013 e 2016. Dessas, 76% eram voltadas ao comércio e cerca de 3,7 milhões de vagas de emprego deixaram de existir.
 
Apesar de fatores externos à gestão de um negócio, existem algumas medidas simples que todas as empresas podem tomar para reavivar sua saúde financeira. Reunimos algumas delas, que poder ser colocadas em prática a qualquer momento. Confira!
Definir realisticamente as condições da empresa
 
O primeiro passo para qualquer tomada de decisão é ter uma visão técnica da real situação financeira da empresa. Para isso, uma empresa de contabilidade é fundamental. Algumas estratégias devem ser amparadas por profissionais que tenham habilidade técnica para avaliar pontos que só podem ser detectados a fundo por especialistas. Serviços de contabilidade online podem ser uma boa opção para o diagnóstico sem onerar ainda mais a receita da empresa.
 
Cortar custos
 
Apesar de soar redundante, o corte de gastos supérfluos ou desnecessários, por menores que sejam, são imprescindíveis em curto, médio e longo prazo. Avalie até a redução de custos de materiais de baixo custo, como suprimentos de escritório. Conscientize colaboradores para combater os desperdícios, incluindo gastos com energia e água. Cortar custos não significa reduzir o quadro de funcionários: demissões também geram gastos e podem provocar um quadro de desmotivação e instabilidade.  
 
Focar no fluxo de caixa
 
Focar no controle apurado do fluxo de caixa, com organização e registros precisos é fundamental para antecipar momentos mais difíceis. Ele é ponto de partida para identificar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai da empresa e vai trazer, em números, bases reais para tomada de decisões estratégicas, mesmo diante de saldos negativos.
 
Renegociar dívidas
 
Entre em contato com todos os fornecedores da empresa, instituições financeiras e tente com vigor renegociar as dívidas. Além de manter uma boa imagem, evitando a inadimplência com parceiros comerciais, a diminuição de parcelas e gastos mensais pode trazer o fôlego que empresa precisa para equilibrar suas finanças. Estude as taxas de juros de financiamentos e tente manter as contas em dia.
 
Buscar novos fornecedores
 
Fique sempre atento aos novos fornecedores que aparecem no mercado. Converse, peça amostras de serviços e produtos e avalie a substituição de fornecedores que possam entregar a mesma qualidade com valores mais acessíveis para seu negócio.
 
Procure novas parcerias
 
Procure parcerias estratégicas em seu nicho de mercado. Procure empresas que possam oferecer serviços complementares ao seu e vice-versa. Isso pode ser uma excelente opção para ampliar e dividir, carteiras de cliente e amenizar custos para ações de marketing, promoções e divulgações.
Imprimir