Imprimir

Imprimir Notícia

04/10/18 às 23:46

No Baixo Araguaia, Gaspar tem ampla vantagem a federal veja também a estadual, Senado e Governo

O  ex-prefeito de três mandatos de Confresa, Gaspar Lazari (PSD), tende a obter votação expressiva para deputado federal no Baixo Araguaia. Pesquisa quantitativa realizada  pelo Instituto Meta, entre 28 de setembro e esta quarta (3) em quatro municípios da região (Cana Brava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e Vila Rica), aponta Gaspar com 54% das intenções de voto. Nesta amostragem espontânea, o eleitor revela o nome de preferência sem auxílio da lista dos candidatos.

Os pesquisadores ouviram 770 eleitores. A amostragem definida pela estatística apresenta intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Se declararam indecisos 18,1% e outros 10,3% disseram que votariam nulo ou em branco.

Nos quatro municípios, o segundo que melhor aparece nas intenções de voto é o já federal Carlos Bezerra (MDB), com 6,6%. Os demais citados figuram com menos de 2%. O ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP) e o pecuarista Nelson Barbudo (PSL) surgem empatados, ambos com 1,6%. Em seguida estão o senador José Medeiros (Podemos), com 1,3%; o federal Valtenir Pereira (MDB), com 0,9%, o ex-federal Eliene Lima (PR), com 0,8%, e dois lembrados por 0,6% dos entrevistados, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) e o empresário Gordintur, do PDT.
 
Rodinei Crescêncio/Rdnews/Arte
pesquisa meta 4-10
O resultado da pesquisa Meta para deputado federal e estadual, senador e governador em 4 municípios do Araguaia
 
Estadual
A amostragem espontânea para deputado estadual traz Adair Rufino da Silva, o Dairinho Filho (PSDB) na liderança, com 23,1%. Depois surgem a deputada Janaína Riva (MDB), com 9,2% e o também deputado Daltinho (Patriota), que mora em Barra do Garças, com 8,8%. Os outros citados contam com menos de 3 pontos percentuais. Na pesquisa para estadual, 26,8% afirmaram estar indecisos e 11,3% disseram que votariam em branco ou nulo.

Governador
Para governador, segundo o Instituto Meta, o candidato do DEM, empresário Mauro Mendes, impõe ampla vantagem. Detém 34,7%. O governador Pedro Taques (PSDB) está com 12,2%, empatado tecnicamente em segundo lugar com Wellington Fagundes (PR), que figura com 10,9%. Indecisos somam 26,9%.

Senado
Quanto às duas vagas para o Senado, quem lidera é o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), com 18,1%. Em segundo está Jayme Campos (DEM), com 14,9%. O ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) detém 8,5%, dentro do empate técnico com Selma Arruda (PSL), que aparece com 6,4%. Nesse caso, estão indecisos 25,8%. E 9,7% votariam em branco ou nulo.
Imprimir