Imprimir

Imprimir Notícia

04/10/18 às 21:03

Descubra como se tornar um detetive particular com poucos recursos

Desde que foi regulamentada, pela lei nº106 de 2014, a profissão de detetive particular não para de crescer. Além dos ganhos que podem ser altos, a carreira envolve o gosto pela investigação e muito glamour por trás.

Na prática, essa profissão exige muita atenção e bons equipamentos. Mas, para quem deseja ser um detetive particular, é possível começar a carreira com poucos recursos. Saiba como!

Capacitação

Uma das grandes vantagens da carreira de detetive particular é que ela não exige uma formação específica. O interessado pode ter curso superior em outra área ou nunca ter feito uma faculdade para ingressar na carreira. O que importa é ser uma pessoa atenta e saber passar despercebida.
Para se capacitar, é possível fazer cursos on-line sobre a prática profissional. Essas aulas são mais econômicas que as presenciais, e oferecem o mesmo tipo de conteúdo. Portanto, o aluno ganha experiência, sem gastar tanto assim.

Abrir um CNPJ

Para se tornar efetivamente um profissional, é necessário abrir uma empresa. Mas isso não significa montar um escritório, nem contratar funcionários. Basta solicitar um CNPJ no órgão local responsável.
Se o interessado preferir, ele pode solicitar simplesmente um MEI, que é o documento dos microempreendedores individuais. Essa abertura não gera custo, mas depois é cobrada uma pequena taxa mensal.

Equipamentos de segunda mão

Óbvio que ter uma câmera nova de alta qualidade é o sonho de todos os detetives. Porém, esse tipo de equipamento custa caro. Para se ter uma ideia, uma câmera profissional analógica pode valer mais de R$ 3 mil.

Nesse sentido, vale mais a pena buscar alternativas para fazer essa compra do que usar qualquer equipamento. Há grupos na internet que revendem equipamentos pela metade do preço, assim como um automóvel usado. Também é possível obter máquinas fotográficas em brechós.

O que importa não é se a câmera é de primeira ou segunda mão, mas se possui uma boa lente, faz boas imagens e funciona adequadamente. Depois que a carreira deslanchar, o detetive poderá comprar o equipamento que desejar.

Internet

Além de ter os equipamentos necessários para fazer o próprio trabalho, é preciso se divulgar como profissional. Uma das maneiras mais fáceis e econômicas para fazer isso atualmente é por meio da internet.

É possível criar sites sem qualquer custo, investir em conteúdo e elaborar campanhas digitais de baixo custo para atrair o público. O site pode ser também divulgado nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

O segredo para conquistar clientes, pelo menos no começo da carreira, é mostrar o que faz para o maior número possível de pessoas. Depois quando já tiver know how e cases para divulgar, os clientes chegarão mais facilmente.
Imprimir