Imprimir

Imprimir Notícia

03/07/15 às 13:22

BAGAGEM EXTRA: Turma da Academia de Liderança aprova encontro em Brasília

Os 30 participantes do Programa Academia de Liderança desembarcaram em  Cuiabá na noite desta quinta-feira (02.07) com a bagagem mais pesada do que quando chegaram a Brasília (DF), na terça-feira. Mas, ninguém reclamou do peso extra, pois trata-se do conhecimento adquirido nos dois dias de capacitação proporcionado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
 
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o encontro realizado em Brasília foi bastante produtivo. "É importante que os participantes conheçam bem as entidades e também como elas funcionam, dessa forma eles podem apresentar as demandas dos produtores rurais dos seus municípios a quem é de responsabilidade e cobrar aquilo que que compete a cada ente”, analisou.
 
Na manhã da quinta-feira, o grupo visitou as instalações do Instituto Pensar Agro (IPA), onde foram recepcionados pelo diretor executivo, João Henrique Hummel. "O IPA é mantido pelo setor do agro e trabalha para subsidiar os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre assuntos que dizem  respeito ao setor", explicou.
 
O segundo compromisso da turma da Academia de Liderança foi uma visita ao Congresso Nacional. Durante a passagem pelo Senado Federal o grupo se encontrou, por acaso, com o senador por Mato Grosso, Blairo Maggi, que convidou a turma para conhecer o Plenário da casa.
 
Para o presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino, Valdecio Fernandes, a avaliação do programa é muito positiva. "Ampliamos nosso conhecimento sobre todo o Sistema, agora sabemos exatamente o que cada um dos entes, que dão suporte aos produtores rurais, fazem. E isso é muito bom".
 
O secretário do Sindicato Rural de Alta Floresta, Rodrigo Arpini, parabenizou os organizadores pelo quarto encontro do programa e agradeceu a oportunidade do treinamento. "Foi um encontro muito importante porque a gente conheceu um pouco mais do sistema brasileiro e o trabalho da FPA que eu achei fantástico, pois agora a gente vai poder acompanhar e saber o que os nossos deputados estão fazendo pela nossa região", afirmou.
 
Na opinião do dirigente do Sindicato Rural de Santo Antonio do Leverger, Colombo Siqueira, esta foi uma grande oportunidade para os líderes receberem informações e repassarem para os produtores que ficam na base.  "Foi muito interessante, se pudesse ficaria mais um ano no programa, pois a cada encontro foi um aprendizado riquíssimo".
 
Segundo o diretor administrativo e financeiro da Famato, Nelson Piccoli, o programa superou as expectativas este ano. "Os comentários dos participantes são sempre de satisfação, o que nos deixa felizes. Neste encontro eles puderam ter uma visão ampla e identificaram a importância das entidades organizadas aqui em Brasília. Ampliaram seus conhecimentos sobre as instituições que defendem seus interesses e o mais importante, tudo isso proporcionado por entidades do seu Estado".  A mesma opinião é compartilhada pelo diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini. "Não há dúvidas de que a Academia de Liderança é um sucesso", completou.
Imprimir