Imprimir

Imprimir Notícia

17/09/18 às 19:31

CFM lança primeiro código de ética voltado para estudantes de medicina

Há dois anos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) iniciava um trabalho que culminou no primeiro código de ética para estudantes de medicina do Brasil. Durante esse período, o conselho recebeu 272 contribuições de médicos, estudantes, academias e outras organizações da sociedade civil por meio de uma plataforma virtual até chegar no documento final, concluído durante fórum específico com a participação de representantes de várias entidades.

O documento foi inspirado em códigos de outros países, como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. “Anteriormente, no Brasil, algumas instituições de ensino e conselhos regionais de medicina haviam elaborado textos com o mesmo objetivo, mas com abrangência local”, disse a entidade em nota.

O código de ética tem 45 artigos e é distribuído em seis eixos que delimitam padrões morais e éticos, além de princípios da profissão e do aluno de medicina. Há dispositivos relacionados tanto ao exercício da profissão como à condição de estudante. É determinada a realização de trotes saudáveis, devendo o estudante denunciar qualquer prática de violência física, psíquica, sexual ou dano moral.

 Também existem artigos que orientam o estudante a se posicionar frente a qualquer tipo de assédio moral, seja de relação abusiva de poder entre internos, residentes e preceptores, além da proibição do acadêmico se identificar como médico. Uso ético de cadáveres durante atividades de ensino, respeito ao paciente e supervisão médica obrigatória são outros pontos presentes no documento.

A previsão é que o código de ética seja enviado para mais de 320 escolas de medicina em todo país a partir de setembro. O documento também ficará disponível no site do CFM e também deve ser distribuído de forma impressa em formato de bolso. O código de ética elaborado pela entidade, portanto, visa oferecer um conjunto de princípios para balizar as relações dentro e fora das salas de aula da faculdade de medicina.
Imprimir