Imprimir

Imprimir Notícia

15/08/18 às 22:03

Dicas para aprender espanhol sozinho!

Se antes a importância em aprender uma nova língua se resumia ao indispensável inglês, hoje o cenário é diferente. O espanhol é o segundo idioma com maior número de falantes em todo o mundo, ficando apenas atrás do chinês (isso mesmo!). Além de sua presença na em quase todos os países da América do Sul (só o Brasil não o fala), o idioma também está presente na América Central, Europa e Estados Unidos.

Falar espanhol é uma das novas exigências do mercado, tanto nacional quanto internacional, e também permite que se viva e se compreenda com muito mais profundidade experiências multiculturais diversas. Além dos estudos tradicionais em escolas especializadas, é possível aprender sozinho ou mesmo aprofundar o conteúdo aprendido, bastando seguir algumas dicas!

Desenvolva a escuta
Nós aprendemos a nossa língua materna, o português, escutando as palavras e repetindo até pronunciá-las da forma correta, certo? Isso não é diferente quando pensamos em aprender um novo idioma mesmo depois de adultos. Escutar em espanhol ajuda a identificar a fonética e o jeito certo de pronunciar as palavras, além de auxiliar na fixação de uma boa parte do vocabulário em espanhol. A dica é escutar podcasts em espanhol, videoaulas, e outros conteúdos audiovisuais que possam estimular a escuta atenta do idioma.

Leia muito
Além de escutar as palavras em espanhol, é preciso também praticar a leitura, observando como são escritas e combinadas para formar as frases. Muitas palavras que usamos na língua portuguesa também são utilizadas no espanhol, porém com significados diferentes. Pelado, em português, se refere a um indivíduo sem as vestes; já em espanhol significa careca. Este é só um exemplo entre tantos outros, e por isso é muito importante ler e entender o contexto em que as palavras estão inseridas.

Cursos on-line
A falta de tempo pode ser, à primeira vista, um empecilho para o aprendizado rápido de espanhol. No entanto, existem cursos on-line direcionados ao ensino do idioma e que facilitam muito a rotina de estudos das pessoas que querem aprender sozinhas. Plataformas como a Babbel disponibilizam o conteúdo não só no site mas também no celular ou no tablet, permitindo que o aprendizado seja realizado em qualquer lugar e no ritmo mais conveniente para o estudante.

Entretenimento também é conteúdo!
Séries, filmes, talk shows, novelas, desenhos animados… Além de serem opções de entretenimento, estes conteúdos também podem ser muito úteis no aprendizado de qualquer língua! Uma dica é, inicialmente, ativar o áudio em espanhol e a legenda em português para compreensão do que está sendo falado, e depois apenas o áudio no idioma espanhol.
Imprimir