Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/18 às 10:21 | Atualizada: 01/07/18 às 10:40

Confresa recebe a 1ª Unidade do Corpo de Bombeiros do Norte Araguaia

O Norte Araguaia agora pode contar com a presença do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) que inaugurou na tarde deste sábado, 30.06, o Núcleo de Confresa. O termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Confresa e o Governo do Estado garantiu a locação e estrutura da unidade que dará suporte a toda região Norte Araguaia. Na cooperação, o prefeito Ronio Condão assumiu a responsabilidade pelo aluguel do prédio localizado na Avenida Industrial, além de todo o mobiliário e infraestrutura básica necessária.
 
A instalação da unidade também é resultado da articulação mantida pelo deputado Estadual Baiano Filho junto ao governador Pedro Taques, Vereadores e ao próprio Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar.   
 
Além da presença do Corpo de Bombeiros, o Núcleo Integrado conta também com uma unidade da Defesa Civil. O formato é desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais e Câmara de Vereadores como uma opção inovadora e de baixo custo para a prestação dos serviços.
 
Em sua fala, Baiano destacou a sensibilidade do governador Pedro Taques que desde o primeiro momento buscou alternativas para a instalação da unidade na região. “Quero destacar não apenas o grande trabalho que a presença do Corpo de Bombeiros proporcionará ao Norte Araguaia, garantindo agilidade na liberação de alvarás, vistorias, no combate ao incêndio, no resgate de acidentes e no trabalho preventivo junto à população; mas quero aqui expressar o meu reconhecimento como também de toda a região ao governador Pedro Taques que tem sido sensível às demandas mais essenciais de nossa região, a segurança, a vida. Hoje comemoramos mais uma conquista para a região Araguaia e tenho orgulho em fazer parte desta história", definiu Baiano Filho relembrando sobre a instalação da Escola Militar Tiradentes em Confresa, mais um grande investimento do Governo do Estado na região.
 
Ainda de acordo com o deputado, o governador já deu carta branca para os tramites necessários à construção da sede definitiva para o Corpo de Bombeiros, que já possui inclusive projeto e hoje trabalha para a locação de recursos.
 
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges fez questão de salientar o início das conversas para a instalação do Núcleo em Confresa. Segundo o coronel, uma conversa preliminar com a presença do deputado Baiano, do prefeito Ronio e do governador Pedro Taques, realizada já há algum tempo, deu início aos tramites para a instalação do CBM no município. O coronel ainda destacou que o Corpo de Bombeiros está presencialmente em 19 municípios com um contingente de aproximadamente 1.500 homens, e que a meta é avançar com estrutura e suporte aos municípios. 
 
A solenidade de inauguração do Núcleo do Bombeiro Militar também contou a presença dos prefeitos Daniel do Lago de Porto Alegre do Norte, Marcelo de Aquino de General Carneiro, dezenas de vereadores, empresários e moradores da região.  
 
ESTRUTURA - A Unidade contará com um caminhão de combate a incêndios e em um primeiro momento serão 22 oficiais trabalhando nesta unidade, sendo 11 oficiais de carreira e 11 civis contratados pela prefeitura. A partir de segunda feira já estará em funcionamento o 193 para acionar o Corpo de Bombeiros nos casos de ocorrências.
 
O Corpo de Bombeiros também desempenhará o trabalho preventivo, realizando visitas aos estabelecimentos comerciais com o objetivo de vistoriar e propor medidas preventivas de combate a incêndios.
Imprimir