Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/15 às 22:02 | Atualizada: 16/09/15 às 22:19

Biblioteca Itinerante em Água Boa atrai público de todas as idades

Moradores e estudantes de escolas municipais de Água Boa participam das atividades do projeto Biblioteca Itinerante, lançado no município. Mais de 300 pessoas já prestigiaram as oficinas de fabricação de instrumentos musicais e contação de histórias e aproveitaram para renovar a leitura com troca de livros. A programação segue até quinta-feira (17.09) na Praça da Cultura, no centro da cidade.

“Estamos surpresos com o interesse da população e comemorando o sucesso de público, desde crianças a adultos. Percebe-se que é uma região com pessoas que apreciam os livros e são leitores exigentes”, destacou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Salime Marques.

Além da programação na Praça da Cultura, a equipe da biblioteca vai realizar uma atividade com idosos no centro de convivência da cidade. Haverá contextualização do livro Cultura e Dança em Mato Grosso, de Beleni Saléte, por meio de narração do conteúdo e demonstração de danças para o público da terceira idade.

O evento em Água Boa é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Prefeitura Municipal. A cerimônia de lançamento contou com a presença de Salime Marques e a equipe técnica da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que executa a ação na cidade. Também prestigiaram a abertura o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura, Agnaldo Lanzoni, o presidente da Câmara Municipal, Gilnei Macari, e representantes dos municípios de Canarana, Nova Nazaré, Campinápolis, Novo São Joaquim e Querência.

Paralelo ao evento, a Secel ofereceu a agentes de bibliotecas públicas da região o curso Organização de Bibliotecas Públicas: democratização da informação. Água Boa é o segundo polo a receber a capacitação. Ao todo, foram 30 participantes e até o final deste ano a meta é qualificar 100 agentes no estado e promover a digitalização do acervo de 25 bibliotecas públicas de Mato Grosso.

Biblioteca Itinerante

As atividades de incentivo à leitura são desenvolvidas pela equipe da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) e envolvem troca de livros, brincadeiras, hora do conto, oficina com a atriz e contadora de histórias Alicce Oliveira, oficinas para professores sobre a arte de contar histórias, apresentação do espetáculo Mitos e Lendas do Rio Cuiabá, além de uma rodada de leitura com pessoas da terceira idade.

O objetivo é disponibilizar títulos e oferecer atividades que contribuam para o processo de formação de leitores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Até a reabertura da BPEEM no Palácio da Instrução, em novembro de 2015, a Biblioteca Itinerante vai percorrer bairros distantes na Capital e também alguns municípios do interior do estado.
Imprimir