Descubra se vale a pena investir em aquecedor solar
Com o uso de energia solar se mostrando cada vez mais comum em território nacional, o aquecedor solartorna-se uma opção cada vez mais buscada por quem quer manter a água sempre aquecida no interior das residências, comércios e indústrias mas também procura por opções mais econômicas. Mas quais são as vantagens reais deste tipo de equipamento? Confira!
Vale a pena instalar um aquecedor solar?
Primeiro, vale lembrar que a energia solar é uma fonte inesgotável e renovável, gratuita, e que não polui o ambiente. Totalmente disponível na natureza, é convertida em energia térmica, ou seja, que aquece a água, auxiliando na economia mensal e proporcionando conforto e praticidade.
O aquecedor solar substitui a necessidade do chuveiro elétrico, impactando em uma considerável redução na conta de luz. Além disso, oferece água mais quente, o que é perfeito para dias mais frios, quando nem sempre o chuveiro convencional consegue atingir temperaturas mais altas e confortáveis.
A água não fica restrita apenas ao uso no chuveiro. As torneiras do banheiro e cozinha também podem ser abastecidas com a água aquecida, além das banheiras.
Em comparação, um chuveiro elétrico utiliza aproximadamente a energia de 200 lâmpadas acesas durante um banho médio, e é o campeão de consumo nas residências. A instalação de um aquecedor solar reduz esse gasto em até 80%.
O retorno do investimento é rápido. Mesmo o custo inicial de instalação sendo maior do que o de um chuveiro elétrico, por exemplo, a economia paga o equipamento em aproximadamente dois ou no máximo três anos. Mais do que isso, instalar um aquecedor solar tende a valorizar o imóvel em uma futura venda ou locação.
Mas e as desvantagens, existem ou não? A única possível desvantagem é o uso do equipamento em regiões com pouca insolação, no entanto o Brasil, mesmo em suas regiões mais frias, recebe bastante luz solar o ano todo. Em alguns locais pode ser necessário o uso de um sistema de apoio - que pode ser o próprio chuveiro elétrico, mas que é bem pouco usado, normalmente.